sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Trabalhando em equipe!

Depois de encontrar a pessoa talentosa e sensível que eu procurava, o trabalho das ilustrações foi iniciado e foi um período muito rico. A primeira coisa que recebi foram os esboços, isto é, as primeiras sugestões de imagens para ilustrar o livro. Sandra Ronca, a ilustradora, sempre sensível, se preocupou em me explicar que os esboços são feitos a lápis, em preto e branco.  Ela não queria que eu ficasse decepcionada quando visse as imagens sem cor. E não fiquei. Mas valeu a explicação.

Se ela pudesse sentir a emoção e o quanto foi inesquecível o momento em que recebi a primeira imagem do girassol chamado Sol. Que carinha simpática! Encantador!





Foi nesse momento que o trabalho em equipe começou. Ao olhar aquele desenho carismático, me veio logo a cabeça sugerir que o girassol chamado Sol tivesse uma marca registrada, uma franja, um topete, algo que o caracterizasse e o diferenciasse dos demais girassóis. Sandra logo entendeu a sugestão e veja como Sol ficou mais lindo ainda:




O amigo Lupe também ganhou a sua característica especial: o seu nariz tortinho, ideia da própria Sandra para caracterizar bem as duas personagens especiais da história.

O trabalho em equipe continuou e, dessa vez, a sugestão partiu do inspirador desta história, o João Pedro, então com 5 anos de idade. Nós recebemos a sugestão de imagem para a página onde os dois amigos conversavam e Lupe, o melhor amigo de Sol, estava muito preocupado, tentando convencer o amigo a reagir e deixar a tristeza com o seu destino de lado.  Vejam a imagem que recebemos:




Eu achei a imagem belíssima! O amigo Lupe preocupado. Sol chateado. Esse fundo vermelho destacando tanto as figuras dos girassóis!
Mas o João Pedro olhou a ilustração e disse: "Mãe, por que a Sandra não coloca um sol aqui com uma cara de quem não está entendendo nada, porque o Sol não quer olhar para ele?"
Sandra gostou da ideia e colocou o sol que o João Pedro tanto queria. A imagem ficou ainda mais vibrante com o sol bem amarelinho sobre o vermelho vivo. Demais!

O João Pedro queria ver o astro rei por todos os lados e sugeriu que fosse colocado o sol também na outra imagem, a que mostra os girassóis felizes olhando para ele. A imagem original era assim:



Mas desta vez, Sandra teve uma ideia ainda melhor. Vejam só:



Ficou linda a imagem dos girassóis felizes recebendo o calor do astro rei, não é mesmo? O sol não está aparecendo, mas a gente consegue sentir o seu calor. Adorei a ideia e o resultado!

Bem, o trabalho em equipe seguia seu curso. E o resultado estava ficando cada vez melhor.

3 comentários:

  1. ...me sinto orgulhoso de ter acompanhado o início desse maravilhoso trabalho e acredito que esse é o primeiro de muitos.

    Abraço
    WP

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz e orgulhoso por ter presenciado, participado de poucas etapas deste processo de criação tão carinhoso.

    Beijo grande minha amiga.
    Telles.

    ResponderExcluir
  3. Tô gostando de ler isso... :)
    Não tinha visto ainda.
    Beijo grande a você e essa família linda!

    ResponderExcluir