segunda-feira, 2 de julho de 2012

SOL, O GIRASSOL INSATISFEITO conseguiu sair do jardim!!!

O maior sonho do girassol chamado Sol, que não queria olhar para o sol era poder sair do jardim e conhecer lugares e amigos novos. Finalmente, ele conseguiu!

Calma, calma! Ele não arrumou pernas não. Ele continua tendo raízes, mas a cada dia ele encanta e faz novos amigos, que era o que ele tanto queria.

A história de Sol, o girassol insatisfeito nasceu oralmente, mas ficou eternizada nas páginas do livro que leva o seu nome e é com esse livro que ele tem visitado vários lugares. E sabem o que é mais especial nisso tudo? Sua história tem encantado as pessoas por onde ela é contada e recontada. E ele está muito feliz! 

Sua primeira apresentação após o lançamento foi na Escola Municipal CIEP JOSÉ PEDRO VARELA, na rua do Lavradio, no Centro do Rio de Janeiro. O objetivo dessa contação foi incentivar o gosto pela leitura nas crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Sol, o girassol insatisfeito foi apresentado para quatro turmas de segundo ano e quatro turmas de terceiro ano. As crianças participaram ativamente, inclusive tentando adivinhar o futuro desse girassol sonhador. 

Foi uma experiência muito gratificante! Com as  sugestões das crianças, podemos perceber como a nossa imaginação pode voar e uma mesma história pode ter vários finais diferentes. É a magia da criação! 

Vejam alguns momentos dessa contação de história:


Atentas, as crianças acompanham o desenrolar das aventuras do girassol chamado Sol.

Aproveitando a oportunidade da visita do Sol à escola, foi realizado um concurso de redação. Os trabalhos foram avaliados levando-se em conta a criatividade e a clareza na disposição das ideias. As quatro redações vencedoras receberam de presente o livro SOL, O GIRASSOL INSATISFEITOcom direito a dedicatória da autora. As crianças ficaram muito estimuladas e contentes. Mesmo aquelas que não tiveram os seus trabalhos premiados ficaram felizes por participar. Posso garantir que recebi muito carinho da criançada. 

2 comentários:

  1. Fico imaginando a imaginação desta criançada. Parabéns pela realização desta atividade em uma escola pública ! Com certeza eles valorizaram muito !!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS, Fátima! Que bom que Sol está passeando por aí e encantando. beijo grande!

    ResponderExcluir