terça-feira, 16 de outubro de 2012

Clube de Leitura Paula Saldanha comemora seus 30 anos! E SOL estava lá!

O Clube de Leitura Paula Saldanha, do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira - o CAP-UERJ, completou  30 anos em maio deste ano!

O evento mobiliza todos os estudantes da instituição e conta com a participação das famílias, que assistem as apresentações dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de acompanhar as oficinas de produção de textos com os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.

Para comemorar uma data tão importante nada melhor do que convidar e homenagear a autora que empresta o seu nome ao Clube de Leitura do CAP-UERJ, a jornalista e escritora Paula Saldanha.  

Paula Saldanha foi a primeira autora convidada a participar da mesa junto com a direção do Instituto.

Além da homenageada Paula Saldanha, outras autoras foram convidadas para o evento: Sonia Rosa, Eliane Pimenta e eu, Fátima Augusta, autora do livro SOL, O GIRASSOL INSATISFEITO. Após a cerimônia de abertura, as escritoras foram convidadas a participar da mesa.


As autoras observam a movimentação para dar início as apresentações dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.











Toda a comunidade Capiana, como eles mesmos se intitulam, atenta a apresentação das crianças.









Após a apresentação das crianças, foi a vez da escritora Paula Saldanha tomar a palavra. Em um bate-papo informal e emocionado, a autora ressaltou a importância de um evento como esse para incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos nas crianças e jovens. 

Paula Saldanha e eu.

A segunda a se apresentar foi Sonia Rosa, autora de cerca de 22 livros destinados ao público infantil. Ela brindou a comunidade com a belíssima e sensível história do Menino Nito. Contadora de histórias experiente, a sua narrativa vibrante chamou a atenção da criançada e, por que não dizer também, dos adultos presentes.



Toda a comunidade atenta à história do Menino Nito.









Sonia Rosa e eu. 















A terceira a se apresentar foi a autora Eliane Pimenta. Com dois livros lançados e destinados ao público infantil, Eliane também realizou uma contação de história de um dos seus livros, O bicho-medo e seu segredo.

Eliane Pimenta e eu.
E, por fim, chegou a minha vez. Depois das duas contações de história, eu resolvi finalizar o evento contando como nasceu a ideia do girassol chamado Sol, que não queria olhar para o sol até ele se tornar um livro. Entre outros assuntos, falei sobre a participação mais do que ativa do meu filho no projeto, que contribuiu muito com suas ideias e comentários (veja postagens anteriores do marcador Girassol chamado Sol). Enfim, um momento de grande importância e satisfação para o nosso querido girassol chamado Sol, que tem feito cada vez mais amigos. 

Fátima Augusta, autora do SOL, O GIRASSOL INSATISFEITO.
Após o encerramento da cerimônia, as autoras deram autógrafos e receberam o carinho dos fãs. Confiram agora alguns desses momentos tão especiais:






Recebendo o carinho das professoras Olga (ao lado) e Maria Cristina (abaixo), do primeiro ano do Ensino Fundamental.






































Fãs mirins felizes e satisfeitos com o livro e o autógrafo recebido.
























Da esquerda para direita: Sonia Rosa, Eliane Pimenta e eu, felizes com o sucesso do evento.
Aproveito para agradecer a toda comunidade Capiana pela oportunidade de participar de um evento que ressalta a importância da leitura na vida das nossas crianças. PARABÉNS COMUNIDADE CAPIANA!!! 

5 comentários:

  1. O Sol tá batendo um bolão, hein ???? Muito bom ver o incentivo a leitura que o CAP realiza com seus alunos. Parabéns por estar lá, você merece.
    BJs

    ResponderExcluir
  2. O João Pedro, não consegue parar de rir, imagino a satisfação dele em ver a mamãe participando dessa homenagem.
    Parabéns a todos! (WP)

    ResponderExcluir
  3. Sonia Guerra dos Santos17 de outubro de 2012 às 10:53

    Parabéns Fafá, pelo sucesso de seu livro e a participação da Grande Família, você merece.

    Bjs.

    Sonia Guerra

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, muito legal o incentivo do Cap, vc merece todos os méritos, a leitura possibilita a ampliação dos nossos horizontes!Capacitando os nossos baixinhos!!!Obrigada!bjs
    Elisangela morais

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga, a cada participação sua o meu coração se enche de orgulho e alegria. Parabéns a vc por esse livro maravilhoso e fantástico, que leva a história do Sol para muitas casas.
    bjs
    Bia

    ResponderExcluir