terça-feira, 3 de junho de 2014

MIRIAM LEITÃO: Escritora revelação 2014!

A jornalista Miriam Leitão recebeu o prêmio de escritora revelação no último dia 28 de maio de 2014, na abertura do 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Conhecida e reconhecida por sua atuação na área do jornalismo econômico, com vários prêmios recebidos ao longo da sua carreira, a mineira de Caratinga resolveu investir na literatura infantil e já começou com o pé direito. Seu livro, A perigosa vida dos passarinhos pequenos, ilustrado pelo artista plástico Rubens Matuk, surpreendeu e garantiu a escritora a premiação logo na estreia no gênero.




O Blog da Fátima Augusta conversou com a escritora na FLIST, Feira Literária de Santa Tereza, onde Miriam contou a história desses pequenos, belos e frágeis habitantes da floresta para a criançada presente ao evento, e também para o público adulto, antigos fãs da autora, ansiosos por conhecer a nova faceta da escritora. O encontro aconteceu no espaço Aquário Literário, estrutura transparente montada no meio da área do Castelo em ruínas e diante da bela paisagem do simpático bairro de Santa Tereza.

Miriam aguarda o início do evento da FLIST.

Miriam é dona de uma fazenda em Minas chamada Brejo Novo e foi lá que nasceu a inspiração para este primeiro livro dedicado ao público infantil. Foi lá também, que a jornalista observou como o desmatamento afeta a todos de uma maneira geral, mas principalmente aos pássaros mais pequenos, que não tem onde fazer seus ninhos. E esse é o ponto de partida dessa história, que foi contada primeiro para a neta mais velha, Mariana, na época com sete anos. A menina aprovou a história de imediato e fez com que a avó decidisse investir no seu "lado fofo", como costuma classificar esse momento criativo.

Miriam fez questão de ressaltar durante toda a apresentação na FLIST a importância da preservação ambiental e explicou para as crianças que a sua fazenda é também uma reserva ecológica. "A fazenda é minha, mas também é uma reserva ambiental. Não podemos cortar nenhuma árvore e já conseguimos resgatar várias espécies características da Mata Atlântica", explicou. Uma das crianças presentes se empolgou e disse: "Estamos estudando a Mata Atlântica na minha escola!" Simpática e feliz com a receptividade, Miriam seguiu despertando o interesse das crianças ao falar do ataque dos pássaros maiores aos ninhos dos mais pequenos.

Crianças atentas à contação da história.



Miriam conversa com o seu público mirim.


















Segundo livro infantil chega às livrarias

No encontro, Miriam aproveitou para contar que já tem outros livros prontos para mostrar ao seu novo público. Um deles foi lançado recentemente. A menina de nome enfeitado, ilustrado por Alexandre Rampazo, conta a história da menina Nathália, que acaba de entrar no mundo da leitura e implica muito com a letra "H". No livro, de forma bem-humorada, Miriam demonstra como o "H" pode ser muito importante nas palavras em que está presente.

A autora apresenta o novo livro, A menina de nome enfeitado.



Capa do segundo livro infantil da autora.


Miriam avisou também, que lançará, em breve, um livro sobre racismo. O tema despertou o interesse dos adultos e das crianças presentes. Alguns adultos, que se apresentaram como integrantes de famílias multirraciais, quiseram saber como a autora pretendia tratar o assunto e um deles chegou a levantar a questão do racismo entre negros e brancos ser, muitas vezes, uma via de mão dupla. De forma seca e objetiva, como estamos acostumados a vê-la, Miriam disse que "é preciso tratar essa questão priorizando aqueles que ainda permanecem sendo discriminados. O sofrimento é muito maior do lado deles", afirmou, com ar sério. Mas a seriedade logo desapareceu e um leve sorriso voltou a estampar o rosto da autora, quando uma das crianças presentes levantou a mão e pediu a palavra com ar grave. "Eu acho que você deve ter muito cuidado com essa história, porque é um assunto muito delicado", sugeriu o fã mirim, deixando a autora impressionada com a preocupação da criança. "Pode deixar que eu vou tratar o assunto com bastante cuidado", concluiu a escritora.

No final do encontro, Miriam recebeu o carinho do seu novo público. Confiram abaixo alguns desses momentos:

Antes do autógrafo, pausa para uma foto.





















O Blog da Fátima Augusta aproveitou também para registrar, conversar e 'tietar' a autora no evento:









7 comentários:

  1. Muito legal este encontro.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Além de economia, política e temas da sociedade a Míriam também ataca em ecologia e literatura infantil. Nota 11 para ela e para o blog!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a entrevista, vc minha irmã e sobrinho queridos, prestigiando essa grande jornalista e escritora. Parabéns a ambas.Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Está ficando famosa, muito lega, parabéns pela matéria em seu Blog.
    Sonia Guerra

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post. É muito bom ver o potencial do ser humano sendo exposto. Aqueles velados a correria do dia-a-dia devem aproveitar este feixe de luz e inspirar-se a ir além da sua zona de conforto. Nós sempre podemos mais. Bjs e até o próximo post.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Fátima pela sua contínua busca do crescimento literário. Muito boa matéria. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo. Achei ótimas as idéias da Miriam Leitão para seus próximos livros; essa da menininha que implica com a letra H em seu nome é demais. E não sei se você já viu fotos ou imagens da fazenda dela. É um lugar muito bonito, há trechos com aspecto quase selvagem e um pequeno riacho que a atravessa, inspirador mesmo. Parabéns pelo post e pelo blog.

    ResponderExcluir