segunda-feira, 20 de abril de 2015

MENINGITE - SINTOMAS, CUIDADOS, PREVENÇÃO.

Nos últimos dias vi algumas mensagens na internet mencionando sobre uma possível epidemia de meningite. Grupos de pais, mães e responsáveis repassaram mensagens, notícias, postagens, preocupados com uma possível contaminação dos seus filhos. Diante do quadro que observei, decidi pesquisar um pouquinho para saber mais detalhes sobre essa tão temida doença. Queria dividir com vocês o resultado do que encontrei a respeito. 


A meningite meningocócica é uma doença infecciosa, que causa a inflamação da membrana que envolve o cérebro (meninges) e a medula espinhal. Transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos, a meningite é uma constante fonte de preocupação, pois surge de uma forma repentina e sua evolução é muito rápida, podendo levar à morte em até 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas.  Os meningococos atacam o organismo através das secreções da garganta ou nariz e os sintomas da doença, como dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca, prostração e febre alta, podem ser confundidos com os de uma virose comum e nunca devem ser desconsiderados. Quando não há um desfecho fatal, podem ocorrer sequelas, como danos cerebrais, surdez e até perda de membros. O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento podem minimizar os riscos, mas a observação sempre atenta e a prevenção podem ser uma boa opção no combate a essa vilã assustadora e implacável. 

Meningite bacteriana X meningite viral

A fama terrível da doença ganhou notoriedade entre 1972 e 1974, quando ocorreu, em São Paulo, a maior epidemia de meningite meningocócica que se tem notícia no mundo, causada pela bactéria chamada meningococo, que é transmitida pelas vias respiratórias. Mas diversos germes podem causar a meningite, como o pneumococo, o germe da pneumonia, e o hemófilo e ambos podem provocar um quadro semelhante ao do meningococo. 

Porém, nem sempre a meningite é causada por bactéria. Muitas vezes os agentes são os vírus, germes muito menores do que as bactérias e que, em geral, provocam um quadro mais leve da doença. Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe e resfriados e, por ser mais benigna, podem evoluir sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser muito graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.

Existem exames específicos para diagnosticar o tipo de meningite, mas às vezes, por conta da demora nos resultados, inicia-se logo o tratamento com antibióticos para impedir o avanço rápido da meningite bacteriana. Um indício importante de que o quadro não está evoluindo bem é a prostração da criança e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, que podem indicar uma grande circulação de bactérias pelo sangue.

O mais importante é nunca desconsiderar nenhum sintoma. A visita ao médico é obrigatória, pois só ele pode avaliar melhor o quadro clínico e utilizar-se de exames especiais, se necessário, para obter um correto diagnóstico.

Avaliação médica é importantíssima para o diagnóstico.


Prevenção: o melhor remédio

O calendário oficial de vacinação inclui vacinas contra a meningite, porém não engloba todos os sorogrupos. Nos postos de saúde já encontramos imunização contra o pneumococo, o hemófilo e o meningococo do tipo C. Na rede particular podemos encontrar a imunização para os meningococos dos sorogrupos A, W e Y e é recomendada pelos pediatras. "Com a imunização de grande parte da população para um único sorotipo, os outros se tornam mais prevalentes", avisa a pediatra e pneumologista Beatriz Lam, acrescentando que sempre recomenda a prevenção. 

Há cerca de dois anos chegou uma nova "arma" contra a doença causada pelos meningococos: a vacina ACWY. Chamada quadrivalente por proteger contra quatro sorogrupos de meningococo (A, C, W e Y), esta vacina, disponibilizada apenas na rede particular, é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria a partir dos dois anos de idade, mas também pode ser ministrada em adolescentes e adultos.  Os cuidados na administração são os mesmos de outras vacinas: não aplicar em indivíduos com febre. Uma outra recomendação é de que esta vacina não seja administrada simultaneamente com outras vacinas, somente se for absolutamente necessário. Apesar do sorogrupo C já contar com a imunização na rede pública, na vacina ACWY funciona como reforço, já que a mesma também o engloba. "Quanto mais imunizada estiver a criança, melhor", observa a pneumologista.


Dra Beatriz Lam, pneumologista, ressaltou a importância da imunização.

Até o momento existem 13 sorogrupos de meningococos conhecidos, mas apenas cinco deles são responsáveis pela maioria dos casos de meningite (A, B, C, W, Y). Em São Paulo, o sorotipo mais comum é o C. No Brasil, como um todo, circulam os sorogrupos B, C, W e Y. Ainda não existe vacina para o sorotipo B, mas os pesquisadores já vem trabalhando nisso. 

O importante é ficar atento ao comportamento das crianças e não minimizar pequenos sintomas, como uma dor de cabeça, por exemplo. A visita ao pediatra, ou em casos mais emergenciais, a um hospital, é fundamental para obter a melhor solução para o problema, garantindo uma boa evolução para o caso.

Fontes pesquisadas: 
http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/meningite-2/
http://www.immuni.com.br/novidades/detalhes.asp?intCodigo=31

10 comentários:

  1. O que me falaram é que as meningites tipo A, W e Y são raras no Brasil - havendo aqui a prevalência das de tipo C e B. A vacina que protege contra o tipo C é dada gratuitamente nos postos de saúde. No ano que vem a Anvisa vai liberar o registro para a vacina que protege contra o tipo B. Era para ser liberada agora em 2015, mas o processo atrasou. Depois que começarem a comercializar a do tipo B vai acabar que pouca gente vai querer usar a do tipo A, C, W e Y, que custa mais de R$350...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tipo B não está na quadrivalente. Segundo um outro médico que conversei, ele disse que o tipo B era um pouco difícil de isolar. Por isso ainda não tinha vacina. Mas que já estavam trabalhando nisso. Se for disponibilizado será ótimo!!!

      Excluir
  2. Links importantes:
    Brasil pode começar vacinação contra meningite B em 2015:
    http://www.ebc.com.br/.../brasil-pode-comecar-vacinacao...

    Anvisa autoriza registro de vacina contra meningite B (jan/2015):
    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/01/anvisa-autoriza-registro-de-vacina-contra-meningite-b.shtml?hc_location=ufi


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Erika, por sua contribuição! Quanto mais informação, melhor para todos!!!

      Excluir
    2. Um outro detalhe, Erika, que conversei com o médico, é que como o Brasil, mas especificamente o Rio de Janeiro, está na rota de grandes eventos internacionais, pode ser que os sorogrupos de meningococos que não são tão comuns no país, possam surgir nessas ocasiões. Sendo assim, de uma forma geral, os pediatras estão recomendando a imunização. Mas vale avaliar e considerar os benefícios e os riscos. Conversar e pesquisar bastante.

      Excluir
  3. Certíssimo.
    A prevenção é sempre o melhor remédio e sendo a meningite uma doença infecto - contagiosa além da imunização pelas vacinas não se pode esquecer da importância de todos os hábitos de higiene e alimentação saudável, para que o sistema imunológico possa fazer frente não só a Meningite, mas a outras doenças muito comuns nessa época do ano.
    Não dá pra descuidar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Valéria Jacob, bons hábitos de higiene e alimentação ajudam no fortalecimento das defesas dos indivíduos. Obrigada por sua contribuição!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fátima,
    Obrigada por compartilhar com a gente !
    Em 2009 está doença silenciosa e horrorosa, atingiu nosso filho caçulinha.
    Quanto aos sintomas, aproveito para reforçar e acrescentar o que aconteceu com ele: além de todos os sintomas mencionados, ressalto que quando foi feito o exame da nuca, a nuca dele estava normal, mas as pernas flexionaram. Ele estava com a meningite viral (esta não tem vacina).
    Além das orações, o acompanhamento médico foi 1000 !!!
    Não tinha conhecimento da vacina ACWY. Irei verificar, juntamente, com o pediatra. Mais uma vez muito obrigada.
    Abs,
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno, Inês! Fico feliz que a matéria tenha contribuído de alguma forma para melhorar a informação e agradeço também pela sua contribuição referente a questão do exame da nuca. Quanto mais informação, melhor! Um grande abraço!

      Excluir