quarta-feira, 1 de junho de 2016

CARTA ABERTA A QUEM PODE RESOLVER A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO.

Não há como ficar indiferente às notícias sobre a ocupação das escolas em todo o estado do Rio de Janeiro. A ocupação divide opiniões e acirra ânimos em todas as frentes, alunos, pais, autoridades... 


Apesar de ser uma decisão controvertida, a ocupação trouxe a público os graves problemas vividos pelas escolas do Estado. Falta de segurança, de limpeza, de material escolar, de professores... Em algumas unidades, os alunos encontraram material escolar novo e totalmente abandonado, expondo a todos o mau uso, a falta de organização, a falta de controle e a má administração do dinheiro público por parte dos gestores desses recursos. 


A greve da educação no Rio de Janeiro já dura três meses. E o que fizeram as partes envolvidas para tentar resolver a questão? Não muito... Por quê? Será falta de diálogo? Falta de propostas que tenham o objetivo de resolver de fato a questão? Falta de boa vontade? Talvez... Mas de quem? 

De um lado temos a Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ) e o próprio chefe interino do executivo, o governador em exercício, Francisco Dornelles. Todas essas equipes juntas não conseguem resolver, pelo menos, um problema básico e primordial, o pagamento em dia dos seus servidores e terceirizados. Sem estes últimos, responsáveis pela limpeza, conservação e segurança, muitas unidades ficam sem condições mínimas de funcionamento. Minha pergunta a todos vocês, caríssimos secretários, governador e afins, como vocês acham que essas pessoas, esses trabalhadores sobreviverão sem os "mínimos" salários há tantos meses, como na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ, uma das maiores e melhores universidades públicas do país? Nesta instituição, em particular, causa tristeza ver o abandono em que se encontra um dos seus campos principais, o do Maracanã, onde o mato no estacionamento já chega a quase um metro. Para mim, causa espanto ver o governador em exercício "brincar" durante as entrevistas que concede, "pedindo um dinheirinho" para os repórteres. Diante da gravidade da situação, esse tipo de "chiste" é totalmente inapropriado.

Brincadeiras à parte, não vi ainda nenhuma disposição para buscar a solução para a questão da greve e a consequente e tão esperada volta às aulas. Ao contrário. O que vi é a convocação dessas autoridades e da Secretaria de Segurança do Estado com o objetivo de traçar um plano para a desocupação das escolas. Eu pergunto a vocês, após a desocupação, o que virá? Quais serão os próximos passos? Vocês irão assumir, de fato e de direito, com responsabilidade, critério e comprometimento a administração dessas escolas, incluindo pagamento dos funcionários, servidores e terceirizados, garantindo o funcionamento das escolas de forma plena e saudável? Sim, porque depois de todo esse tempo, é isso o que espero.

É inadmissível ver tantas crianças, adolescentes e jovens sem aulas por tanto tempo! 

É inadmissível ver o descaso com que são tratados os profissionais dessas instituições!

É inadmissível ver o desmazelo e precariedade dos ambientes escolares!

Há dois meses para o início das Olimpíadas 2016, fala-se muito em legado, em benfeitorias para a cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio. Eu pergunto, que legado pode advir para esta cidade olímpica, diante do quadro desolador da educação em todo o Estado do Rio de Janeiro?

Por isso, caros secretários, caro governador em exercício, lideranças do movimento, deputados, enfim, todos que podem, de alguma forma, responder aos anseios dos estudantes, dos professores, dos pais, dos técnicos, dos profissionais terceirizados, entre outros, POR FAVOR, não percam mais tempo! Reúnam-se! Conversem! Decidam! Entrem em um acordo que priorize a prestação de um serviço de excelência, como a educação, e valorizem os profissionais responsáveis pela realização de um trabalho de suma importância para o estado e para todo o país. Sejam vocês, autoridades gestoras dos recursos públicos, o legado que este Estado está precisando! Legado de boa administração, de transparência, de comprometimento, de cuidado, de responsabilidade! O povo do Rio de Janeiro agradece!

6 comentários:

  1. Vamos ver se as autoridades criem disposição para dar fim a essa greve. Os alunos estão a ponto de perder o ano. E o pagamento dos funcionários? Por que não tiram parte dos seus salários, para pagar os funcionários. Já que o estado está falido. É uma solução, que o de vocês está em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de prioridade, e históricame, os gestores brasileiros não investem em educação. Um povo educado absolutamente não interessa à sua lógica corrupta.
      Os discursos "bem intencionados" das autoridades não pagam salários nem compram merenda.
      Fico pensando quando a classe política brasileira vai se tocar que não dá mais pra esticar essa corda.

      Excluir
  2. Fátima, concordo plenamente e compartilho dessa mesma visão lúcida e objetiva sobre a crise no estado,aliás , no estado, como servidora pública estou indignada !!

    ResponderExcluir
  3. Somente através da educação a sociedade resolverá os seus males enraizados desde sempre. Um governo responsável e austero jamais neglicenciaria os problemas que assolam este pilar substancial e necessário ao desenvolvimento de seus cidadãos.
    Tenho conhecimento que esta situação não se iniciou no atual governo, contudo, os seus seus gestores não podem se desculpar nos informando que não tinham conhecimento do que se passava. Quase todos participaram das duas gestões do governador anterior. Portanto, possuem tambem responsabilidade e cuipa por tudo o que estamos vivenciando.
    Não há outro meio que não seja o DIALOGO para se resolver tudo isso. Educaçaõ é dever do ESTADO em todos os seus níveis dentro da nossa federação. Se possuem amor ao estado que governam e respeito aos seus eleitores, encontrem imediatamente a solução adequada para sanar a situação atual.
    Caso contrário as urnas não se esqueceram dos nomes de vocês nos próximos pleitos.
    Excente post!

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo, Fafá! É inadmissível esses alunos ficarem por tanto tempo sem escola. Estamos passageiros do descaso, da falte de comprometimento com o povo. Tempos difíceis, infelizmente.

    ResponderExcluir

  5. Excelente colocação, uma demonstração de cidadania.

    Esta carta precisa ir para os jornais, revistas e principalmente chegar em mãos do Governantes, que tem o dever e obrigação de zelar pela Educação.
    Rita de Cassia.

    ResponderExcluir