domingo, 11 de março de 2012

SOL, O GIRASSOL INSATISFEITO CHEGA À GRÁFICA!

Com o arquivo em PDF (ou em Corel) salvo em um CD, o próximo passo era encaminhar o Projeto Girassol até a gráfica. E a escolhida para executar esse serviço tão especial foi a Brasgraf, no centro do Rio de Janeiro. Com isso, mais uma mulher viria a integrar a equipe do Projeto Girassol, a Regina, outra pessoa também apaixonada pelo que faz. E foi com um imenso carinho que ela nos recebeu e nos atendeu.
Acompanhamos também de perto o trabalho da Regina. Além do CD, entregamos a ela uma boneca do livro. A boneca é uma espécie de protótipo do livro. Com ela podemos checar se todas as páginas estão se encaixando e se tudo está correto para mandar bala na impressão. Ela nos possibilita fazer mais uma revisão já com o livro no formato em que ele será impresso. A responsável pela confecção da boneca foi a Jaqueline, da Editora Moinhos de Vento.
De posse da boneca e do CD, Regina ficou responsável pela confecção das cópias heliográficas do livro. Essas cópias devem ser aprovadas pela editora ou pela pessoa responsável pela produção gráfica. Mas eu também acompanhei de perto esse trabalho, afinal todo o processo é um grande aprendizado. E eu aproveitei cada momento. Foi como se eu fizesse um curso intensivo de como produzir um livro. Durante as visitas a gráfica, pude registrar alguns momentos em foto e é o que pretendo mostrar a vocês abaixo. Confiram:


(Eu e a Regina, da Brasgraf)



(Capa e contracapa)



(Primeiras páginas do livro. Os cadernos vão se formando)

Depois dessa etapa de aprovações, chegou o momento mais angustiante: aguardar a impressão! Mas ela não demorou não. Regina trabalhou rápido e com comprometimento, características importantes em uma profissional como ela. E, finalmente, chegou o grande momento: pegar o livro na gráfica! Prontinho! Impresso! Lindo! Um filho que nasce. 
Esse momento também foi registrado. Vejam:


(Eu e a Jaqueline, da Editora Moinhos de Vento, empolgadíssimas e alegres com o livro pronto)

Tem mais:




Agora o próximo passo era preparar o lançamento do SOL, O GIRASSOL INSATISFEITO. Aguardem os próximos capítulos.

4 comentários:

  1. Ótima descrição ! Dá para ouvir o barulho das impressoras.

    ResponderExcluir
  2. Fatinha, está ótimo!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Fátima, que delicia. Oportunidade rara curtir todas as etapas de confecção do livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O nascimento de um filho é sempre muito emocionante!!!

    Bjs

    Cleyson Slama

    ResponderExcluir