sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bebidas geladas no Brasil de 1904.

Caros leitores, estava assistindo mais uma vez a novela das 18 horas da TV Globo, LADO A LADO, e me deparei novamente com aquela vontade de pesquisar. Desta vez, foi o suco gelado de 1904 que me chamou a atenção. Em uma das cenas, uma das personagens estava bebendo um suco com pedras de gelo. Essa personagem não faz parte da elite da época e demonstrava satisfação pela oportunidade de desfrutar desse privilégio. 

De repente, fiquei pensando como era produzido e armazenado o gelo no Rio de Janeiro, em 1904, período em que transcorria a ação da trama naquele momento? 

Decidi, então, pesquisar o assunto e dividir o resultado do que encontrei com vocês. Para os que já sabem, ótimo! Podem dar suas contribuições também. Quanto mais informação, melhor para todos nós. Para os que não sabem, vejam abaixo como o gelo chegava e era armazenado aqui, nas terras quentes dos trópicos.

De fato, como foi apresentado na novela, pessoas pertencentes as classes sociais mais pobres, praticamente não tinham acesso ao conforto de desfrutar de uma bebida geladinha no início do século XX aqui no Brasil. Nessa época, o gelo produzido artificialmente era utilizado basicamente para resfriar bebidas, mas ainda não na conservação dos alimentos. A partir de 1880, máquinas a vapor começaram a ser utilizadas na produção artificial do gelo nas primeiras fábricas do país. Posteriormente, com a popularização da eletricidade, o processo de fabricação do gelo foi alterado e o custo da produção ficou bem mais baixo.

O Rei do Gelo

Mas antes da produção de gelo artificial, o comércio do gelo natural importado dos Estados Unidos, mais precisamente de Boston, era a única forma de resfriar as bebidas por aqui, principalmente porque os europeus, pouco acostumados com o clima quente, queriam refrescar-se bebendo bebidas geladas. E a única forma de conseguir isso era trazer o gelo dos países mais frios, onde o mesmo era abundante. Há registros de que o primeiro carregamento de gelo natural chegou ao Brasil em 1834, trazido pelo barco Madagascar, de Frederic Tudor, conhecido como o rei do gelo, que se tornou milionário com esse comércio, iniciado em 1806.

Mas como fazer chegar o gelo natural aos trópicos? Segundo o que encontrei, o método de conservação do gelo incluía o isolamento do mesmo com palha, serragem e folhas. Na época eram comuns as chamadas fábricas de gelo, responsáveis pelo armazenamento. Durante o transporte, realizado por navios, os blocos de gelo eram empilhados dentro de aparas de madeira e serragem para sua conservação. Os barcos de gelo, como eram chamados na época, tinham prioridade na navegação, ao menos em águas europeias.

Gelo artificial
Como disse acima, o gelo artificial passou a ser utilizado após 1880 e era produzido em máquinas movidas por motores a vapor, cujo processo, assistido por bombas de ar, incluía a produção de frio intenso através da evaporação rápida.

A compra de máquinas mais modernas e também a chegada da eletricidade incrementou e agilizou a produção artificial de gelo. O fato fez com que o comércio do gelo natural fosse substituído definitivamente pelo gelo artificial, que ganhou novas funcionalidades na vida cotidiana das pessoas, como por exemplo, na conservação dos alimentos.

Para nós, que desfrutamos das maravilhas tecnológicas do século XXI, chega a ser difícil imaginar não poder desfrutar de uma bebida geladinha, não é mesmo? O bom de se olhar o nosso passado, é podermos ver o quanto já avançamos e valorizarmos o que temos hoje em termos de conforto e bem estar.

4 comentários:

  1. Sem gelo, sem ar condicionado, sem sorvete e vestindo terno. Era o próprio inferno! rsrsrs
    Adorei o post. Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de tudo o que você mencionou, ainda tínhamos os mosquitos! Ou será melhor dizer TEMOS? De fato, uma época muito romântica nos folhetins, mas a falta de saneamento e conforto em geral para nós é inimaginável! De qualquer forma, é uma época glamourosa, pois as descobertas e invenções foram muitas, não é mesmo?

      Excluir
  2. Maneiro!!!! Vai uma cerva geladinha aí?? ;oD

    ResponderExcluir
  3. Fico pensando o que vem por ai...ali no futuro, Abraço WP

    ResponderExcluir