quarta-feira, 6 de março de 2013

LADO A LADO na reta final!

Mais uma vez venho aqui para falar sobre a novela das 18 horas da TV Globo, Lado a lado. Ela está em sua reta final e vai deixar saudade. Não é uma saudade sofrida e chorosa de quem deseja que a novela nunca mais saia do ar, tornando esse folhetim de sucesso uma história arrastada. Não, não é isso. É uma saudade gostosa, aquela quando vivenciamos algo bom e gostamos de ficar lembrando. Sim, acho que é isso.

A novela começou timidamente, após o sucesso da anterior e foi conquistando seu espaço aos poucos ao  mostrar os encontros e desencontros dos dois casais de protagonistas, Laura e Edgar (Marjorie Estiano / Thiago Fragoso) e Isabel e Zé Maria (Camila Pitanga / Lázaro Ramos), como qualquer bom folhetim. Mas a novela mostrou muito mais que isso. Mostrou um período da história do Brasil em que não estamos acostumados a ver em novelas de época, o período após a abolição da escravidão. Isso foi um diferencial e tanto, ao menos na minha opinião. Tivemos a oportunidade de ver as dificuldades enfrentadas pelos negros recém libertos, abandonados pelas autoridades e vítimas do enorme preconceito da classe dominante e da população branca e pobre em geral, que também não aceitava o negro como parte do povo brasileiro, salvo raras e poucas exceções.

Marjorie Estiano e Thiago Fragoso como Laura e Edgar.













Lázaro Ramos e Camila Pitanga como Zé Maria e Isabel.












A situação da mulher no início do século foi outro ponto forte abordado pela trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage. Igualmente vítimas de preconceitos inimagináveis, as mulheres do início do século XX sofreram muito para abrir os caminhos para as gerações futuras em uma sociedade machista e preconceituosa. Hoje, sequer lembramos que há muito pouco tempo atrás, as mulheres não podiam votar!  Através da personagem Laura vivenciamos as dificuldades das mulheres que queriam algo mais, além de cozinhar e cuidar da casa e do marido. A personagem sempre envolvida com os livros, luta para poder trabalhar no que gosta: dar aulas e, ao longo da trama, descobre sua paixão pelo jornalismo. E é nessa hora, que vemos a realidade vivida por várias mulheres naquele período. Muitas assinavam suas matérias com pseudônimos masculinos para que fossem publicadas. Outras chegaram a ser internadas como loucas em sanatórios por ousarem ir contra a ordem vigente, onde só o homem tinha direitos. Ao olharmos para trás, percebemos o quanto a sociedade evoluiu e o quanto já foi conquistado em vários segmentos.

Laura (Marjorie Estiano) sofrendo no sanatório, onde foi internada pela própria mãe.


Entre outros acontecimentos históricos, tivemos a oportunidade de vivenciar a chegada da luz elétrica, a expansão da telefonia, o crescimento e a formação das favelas nas partes altas da cidade, os morros, principalmente com os negros que lutaram na guerra de Canudos e os que foram expulsos dos cortiços da antiga Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco. Vimos a revolta da chibata. Vimos também o descaso  das autoridades com a população mais pobre através do episódio da revolta da vacina. Vimos o nascimento do futebol, inicialmente como esporte da elite, importado dos ingleses, o nascimento do samba e da cultura afrobrasileira, a prática da capoeira, enfim, tantos assuntos interessantes. Como disse em postagens anteriores, Lado a Lado foi uma novela que inspirava uma vontade de conhecer melhor a nossa história, de pesquisar, de discutir... Disse isso, quando fiz a postagem sobre as bebidas geladas em 1904 e a outra sobre o divórcio também em 1904. Lembram?

A trilha sonora também foi muito boa! Ouvi algumas críticas negativas para a diversidade de estilos, mas em minha modesta opinião, achei que as músicas se encaixaram perfeitamente com a narrativa e com os personagens. Quem discordar, pode se manifestar, o espaço é livre e, ao contrário da sociedade do início do século passado retratada na novela, hoje em dia a manifestação das opiniões é permitida para todos.

O elenco também foi de primeira! Patrícia Pillar, como a amoral e reacionária Constância brilhou por toda a trama. A invejosa Berenice, personagem de Sheron Menezes, também impecável. Caio Blat como o irmão bastardo de Edgar, outra atuação incrível. Cássio Gabus como o político e empresário corrupto Bonifácio. Mas não foram só os malvados que se destacaram. Milton Gonçalves brilhou na pele do ex-escravo Afonso. Impossível esquecer a cena em que o seu personagem pede perdão a filha Isabel no palco do teatro. Até aquele momento ele não havia perdoado a filha por ter engravidado antes do casamento e, principalmente, de um homem rico e fútil, que a enganou. Foi uma cena emocionante! Ambos pareciam mesmo estar sofrendo tanto. O herói José Maria dos Santos, o Zé Navalha, o barbeiro capoeira, que se torna administrador após a experiência na Marinha brasileira. De um jeito simples, Lázaro Ramos conseguiu mostrar através da integridade de seu personagem quem são os verdadeiros líderes e heróis. E não podemos deixar de mencionar aqui o casal Laura e Edgar, um sucesso. O casal tem até torcida nas redes sociais. O movimento se chama Laured e na página do Facebook podíamos saber as opiniões e as próximas emoções a serem vividas pelos personagens. Marjorie Estiano brilhou como a feminista e batalhadora Laura, sempre apoiada de perto pelo eterno apaixonado Edgar. Enfim, um elenco incrível! Me perdoem se esqueci de mencionar alguém, mas todos estão muito bem em seus papéis.

Patrícia Pillar como a amoral Constância Assunção.

A novela está chegando ao fim e não vamos ter tempo de ver resolvidas algumas questões como a da capoeira, para saber quando ela deixou de ser sinônimo de vadiagem e atividade só de negros. Talvez, também não iremos ver a popularização do futebol. Mas a sementinha já foi plantada e mostrada através do personagem Chico (César Mello), o capoeira e ex-marinheiro que se apaixona pelo futebol. Vai ter que ficar para uma nova oportunidade. Quem sabe...

César Mello, como Chico, que aceita se cobrir de pó de arroz para poder jogar futebol com os brancos.

Um último ponto que gostaria de destacar foi a dança de Isabel (Camila Pitanga). Na página da Globo, o coreógrafo Zebrinha conta que o show de Isabel não é um retrato fiel da dança naquela época, até porque não há um registro oficial. Bem, de qualquer forma, quando visitava a exposição sobre animação no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, assisti um filme 35mm dos irmãos Lumière, com duração de 45 segundos, chamado Dança Serpentina (II), de 1897, onde a personagem dança de uma forma que imediatamente me lembrou o show de Isabel em Lado a Lado. Os movimentos, o figurino, enfim, muito parecido. Acho que vale a pena conferir, pois a semelhança é incrível!

Bem, meus caros amigos leitores, essas foram minhas impressões sobre uma novela que conseguiu ser romântica, emocionante e didática ao mesmo tempo. Meus parabéns aos autores, diretores, atores e a toda equipe de produção. Que venham mais novelas como essa.

10 comentários:

  1. EM QUE PESE NÃO TENHA ASSISTIDO À NOVELA, DELA TENHO POUCO CONHECIMENTO PELO MEU IRMÃO. ADOREI, FÁTIMA, SUA EXPOSIÇÃO SOBRE OS FATOS HISTÓRICOS DE QUE ELA TRATOU. ALIÁS, VEM BEM A CALHAR, PELA PROXIMIDADE DO " DIA INTERNACIONAL DA MULHER ". AMIGA, UM ABRAÇO BEM GOSTOSO, PAZ E LUZ ! BEIJOCAS DA TEREZA

    ResponderExcluir
  2. Impecável! Este o adjetivo que posso mencionar ao ler o texto a respeito de LADO A LADO A RETA FINAL. Com certeza, você conseguiu colocar com suas palavras toda a emoção dos personagens que acompanhamos durante a trama e à nossa satisfação por ter recebido essa aula de história do Brasil. LADO A LADO prova que uma novela pode ser entretenimento, lazer, estudo e cultura, ao mesmo tempo. Obrigado pelo emocionante e merecido resumo deste excelente e maravilhoso trabalho de profissionais dedicados e merecedores de todos os elogios. Parabéns!
    Cosme Luiz Deolindo.

    ResponderExcluir
  3. Fátima, Eu vi poucos capítulos dessa novela, mas é impressionante como você consegue abordar vários assuntos com um texto simples e gostoso de ler. Parabéns! WP

    ResponderExcluir
  4. Querida mãe, você é incrível! Cada vez que você escreve mais me surpreende. Gostei muito do último texto LADO A LADO NA RETA FINAL! Você mais uma vez me surpreendeu. BJS, João Pedro, seu filho.

    ResponderExcluir
  5. Não pude ver a novela como gostaria, porém os pedacinhos que via me interessavam muito. Seja por contar a história desta cidade que tanto amo, ou pelas maldades da Constância. O post ficou muito legal !

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Minha querida irmã, você como sempre é demais! Adorei seu comentário! Você é o máximo! Achei a novela sensacional também, pois trata de uma parte da nossa história que muitos desconhecem. Beijos da sua irmã que te ama e que te admira muito, Ana.

    ResponderExcluir
  7. Texto impecável, como era de se esperar, já que estamos falando da Sra. Fátima Augusta.
    Eu sou suspeita para falar dessa novela, pois assim como a Fátima eu era completamente apaixonada por esse folhetim, tal como qualquer história ou conto que nos remetam ao passado e, no meu caso, quanto mais longínquo for o passado melhor.
    Tivemos alguns embates em relação à trilha sonora da novela, pois em minha opinião os responsáveis pela sonoplastia poderiam ter optado por + músicas de época, mas aos poucos meus ouvidos foram se acostumando com a trilha e ao final da trama eu já estava gostando de 90% dela, exceto Hip Hop. Embora, eu tenha que admitir eu a heterogeneidade das músicas tenha dado um tempero a mais à novela.
    Ah, que coisa linda ouvir a canção "O mundo é um Moinho" a qual Beth Carvalho interpretou fabulosamente a música composta por Cartola em 1970. Era desse tipo de canção que me referia...
    A novela vai deixar saudades e agora, só nos resta esperar que a Rede Globo tenha compaixão de nós, pobres amantes de contos do passado, e coloque no ar outra trama tão marcante como esta.
    Bj grande. Luciene

    ResponderExcluir
  8. Como sempre Fafá arrebentando nos seus comentários, realmente essa novela foi muito boa, que conseguiu ser romântica, emocionante e didática ao mesmo tempo. Bjs. Sonia Guerra.

    ResponderExcluir
  9. Realmente "Lado a lado" mereceu o prêmio, por todos os motivos exposto em seu relato maravilhoso! Adorei relembrar tantos fatos e acontecimentos importantes, da nossa história! Parabéns, bjus

    ResponderExcluir
  10. Realmente "Lado a lado" mereceu o prêmio, por todos os motivos exposto em seu relato maravilhoso! Adorei relembrar tantos fatos e acontecimentos importantes, da nossa história! Parabéns, bjus

    ResponderExcluir