sábado, 1 de março de 2014

CRÔNICA DO DIA: O ESCROTO.

Cheguei cedo à empresa, como de costume. Caminhava lentamente em direção à minha estação de trabalho, quando parei para beber um copo de água. Os dias quentes do verão carioca dão sede logo cedo. De repente, um diálogo sussurrado ao telefone chamou minha atenção:

- É, eu gosto de ficar bem informado... (pausa para o interlocutor do outro lado da linha)
- É... A escrota está aqui... Desde segunda... Quem?... Ela mesma!... É...

Continuei minha caminhada em direção a minha mesa, mas aquelas palavras me acenderam a curiosidade. O que significa de fato chamar alguém de escroto? O que é exatamente o escroto? Decidi pesquisar para entender melhor a questão.

Comecei pelos dicionários e neles pude constatar que a palavra escroto pode ser um adjetivo e também um substantivo masculino.

O Aurélio diz: 
"Bolsa que contém os testículos. / Bras. Chul. Pessoa de má fama, mau caráter, sem moral. / Adj. Mal-afamado; sem moral; sem caráter. / Feio; sem atrativos; de mau gosto; desmoralizado."

No Houaiss também encontrei dois significados para a mesma palavra, para o substantivo e o outro para o adjetivo popular e pejorativamente usado no Brasil: 
"Saco musculocutâneo que contém os testículos e os epidídimos. Regionalismo: Brasil. Uso: pejorativo e informal, que denota más qualidades como: que, quem ou o que é feio, mau, não confiável, mesquinho, mal-educado, negligente, vil, torpe, etc."

 Na Wikipédia a informação é mais extensa e denota a importância dessa parte pequenina do corpo masculino:
"Em animais do sexo masculino, o escroto ou saco/bolsa testicular é uma bolsa externa de pele e músculo que contém os testículos. É uma extensão do abdômen e está localizado entre o pênis e o ânus. A função do escroto é manter uma temperatura inferior à do resto do corpo. O calor excessivo destrói os espermatozóides. O escroto pode contrair e distender conforme a necessidade de aumentar ou reduzir a temperatura em seu interior."

Bem, deixando de lado os dicionários, fui buscar uma opinião mais popular e, em um bate papo virtual, algumas pessoas tentavam explicar o que era um indivíduo "escroto". As respostas foram praticamente similares, como por exemplo:

- "o escroto é o saco do homem...ele é feio, carrega as bolas...e é um peso pra carregar...enfim..uma coisa que ninguém tem lá muita paciência pra ver, ninguém liga muito ...enfim é chato."

- "Pessoa escrota é uma mala, malote, um bauzão, um guarda-roupa de dez portas com maleiro, um 'container' mesmo... Aquele tipo difícil de carregar e engolir... A mais chata possível que todos isolam... Querem ver bem longe... Sacou???"

- "Uma pessoa com cara de saco."

- "Uma pessoa escrota é nojenta, arrogante, asquerosa, prepotente... Resumindo: uma pessoa insuportável!

Nossa, essa tal pessoa "escrota" deve ser difícil de engolir mesmo!!!

Mas continuei achando o assunto muito intrigante... Fiquei pensando quando e como algo tão importante passou a ter um significado tão pejorativo? Importante sim! Porque se a mulher carrega em seu ventre a vida já fecundada, para que ela possa se desenvolver, o escroto carrega a metade da semente que gera uma vida!!! 

Minha indignação continuava crescendo. Pensei na carta de Pero Vaz, quando disse que os índios andavam com "as suas vergonhas à mostra". Agora imaginem vocês, meus caros amigos, se a vergonha de uma pessoa poderia estar no lugar onde ele carrega parte da continuidade da espécie? 

Diante disso, cheguei a conclusão de que chamar alguém de escroto é, no mínimo, uma ofensa. Mas uma ofensa para o escroto! Uma injustiça eu diria! E, talvez, um QUÊ, que demonstra um certo problema sexual. Sexual sim! Uma não aceitação do corpo masculino. Bem, mas isso são devaneios, que não me atreverei a levar adiante. Afinal, Freud, certamente, deve explicar o problema muito melhor do que eu.

Por conta disso, gostaria de pedir para aquele que já foi considerado ou chamado de escroto, para não levar a mal a pretensa ofensa. Lembre-se: você está sendo comparado à metade da semente geradora de vida! Isso! Sem você, nada acontece! Você é peça chave, importante, crucial! É você, inclusive, que carrega a informação genética para determinar o sexo do candidato à vida. Sendo assim, se alguém lhe chamar de escroto, pode ter certeza, você é crucial naquele lugar em que transita.

E para aqueles que insistem em atribuir ao valioso escroto um significado pejorativo, eu diria que eles deveriam pedir-lhe perdão. Veementemente! Bem assim: "Perdão, Escroto! Por todas as vezes em que pronunciei seu nome em vão!

28 comentários:

  1. Adorei! Um texto bem escrito e esclarecedor.
    Agora , sobre ser chamada de escrota, acho que eu daria uma gargalhada porque acho a palavra muito engraçada e quem a utiliza, muito mais...
    -É... a escrota está aqui...Desde segunda... Quem?...
    Imaginei a cena e morri de rir! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Valéria, que tenha gostado do texto! Também me diverti escrevendo. Principalmente, porque a história é real e, de fato, me fez querer entender o motivo do escroto ser tratado assim... pejorativamente! Um grande beijo!

      Excluir
    2. Fantástica definición en todos los aspectos de la consulta. Genial el alegato final de mi periodista favorita y gran amiga.

      Excluir
    3. Gracias, Antonia! Que bueno que te ha gustado el texto!

      Excluir
  2. Olha Fatinha
    Acho o saco feio, enrrugadi e cabeludo hehehehehehhe
    Cleyson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do ponto de vista, Cleyson! Mas opinião é assim mesmo, cada um tem a sua. E o bom da democracia é exatamente isso. Valeu!

      Excluir
  3. Esse pessoal não dorme??? Rsrsrsrsrs.
    Ok, escrotisse minha. Adorei o post! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tia, vc nunca ouviu que a torcedor do flamengo é escroto? Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Futebol Total, agora você já sabe, o Flamengo e seus torcedores são "cruciais no mundo esportivo". Sem eles o espetáculo não seria o mesmo. Um grande beijo, meu caro sobrinho tricolor.

      Excluir
  5. EXCELENTE A MANEIRA COMO VC RETRATOU A SITUAÇÃO REAL. SENTI-MNE DENTRO DA CRÔNICA, ACOMPANHANDO PASSO A PASSO. QUE PENA QUE ACABOU! CONCORDO CM VC! TEREZA VIEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tereza! Fico feliz que tenha gostado. Um beijo grande!

      Excluir
  6. Ótimo a definição, mas que é uma palavra feia isto é.

    ResponderExcluir
  7. Fatima você se esqueceu de consultar a opinião ,de um urologista talvez o significado palavra fosse melhor esclarecido !! Beijos

    CARLOS EDUARDO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha, Carlos Eduardo, que um urologista saberia me dizer quando o escroto passou a ter esse significado pejorativo???

      Excluir
  8. Fátima, gostei muito do texto. E eu que vivo falando que fulano é um escroto, isso é uma escrotidão e por aí vai... Acho que vou pensar duas vezes antes de falar... Mas, na verdade, a palavra com sentido pejorativo acaba sendo usada como lugar comum, sem que se pense no significado real, como parte do corpo do homem. De qualquer forma, valeu a pena ler sobre o assunto. Eu me diverti. (Ana Cláudia Rodrigues)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Ana Claudia, eu também me diverti muito escrevendo a crônica! As explicações de cada um no bate-papo virtual, então, muito engraçadas! Uma das melhores na minha opinião foi aquela em que a pessoa diz que o 'escroto' "é uma pessoa com cara de saco". Fico feliz que tenha gostado do texto e, principalmente, se divertido. Muito bom saber disso! Um grande beijo!

      Excluir
  9. Fátima essa foi uma das melhores crônicas que você já escreveu. gargalhei como nunca!!!! E achei muitíssimo interessante a sua colocação!!! Como sempre você arrasou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, Blog da Naná, que tenha gostado da crônica!!! É muito bom saber que você se divertiu lendo o texto! Porque eu também me diverti escrevendo!!! Um grande abraço!

      Excluir
  10. Fátima essa foi uma das melhores postagens que você já fez!!!! gargalhei muito aqui!!!! Como sempre você arrebentou!!!

    ResponderExcluir
  11. Fatinha, Sensacional a transformação do conceito de um escroto. Com certeza ninguém havia pensado sob esta ótica.
    Abcs,
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rita, por seu comentário! Fico, realmente, feliz que tenha gostado da abordagem. Um grande abraço!

      Excluir
  12. Essa palavra ta muito famozinha e resolve pesquisar oque realmente era pra depois falar kkk gostei da explicação muito legal.... bjs

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante a forma pela qual vc conseguiu transformar em crônica o uso (mau uso) de uma palavra. Muito boa! Vê-se que vc ainda não convive muito com adolescentes, rsrs. Eles usam e abusam desse qualificativo. :)

    ResponderExcluir
  14. Amei o texto,eu tbm sempre procuro me informar.
    E não sou de pronunciar essa palavra desda época em que eu era criança ai na sala de aula um aluno chamou o outro de escroto,a diretora veio e perguntou se ele sabia oque era isto "escroto" ele não respondeu.. Ai ela em auto e bom som disse que "escroto fazia parte do órgão masculino,que era o saco do homem"😂😂 ngm mais tocou no assunto em sala de aula ..

    ResponderExcluir
  15. Se um homem usar parte do corpo feminino como termo pejorativo ele é machista e o uso do termo "escroto" é visto que quem usa muito ultimamente são as mulheres e principalmente as feministas para denegrir e julgar um homem. Se as mulheres querem realmente igualdade de gênero tem que respeitarem e parar como esse termo assim como não gostariam que seu órgão fosse uma referência à algo ruim.

    ResponderExcluir