quinta-feira, 10 de agosto de 2017

INTERVENÇÃO???

Ontem, no caminho para o trabalho, pela manhã, me deparei com uma faixa em uma das passarelas em frente a estação São Cristóvão do Metrô, no Rio de Janeiro, que dizia assim: "Intervenção Militar: não é opção. É a única solução". E pedia pra quem concordasse buzinar. 







Fiquei pensando sobre isso... O que será que essas pessoas desejam ao pedir uma intervenção militar? Qual é a esperança que os move? Por que cada vez mais tenho ouvido frases como essa da faixa? Em que exatamente uma intervenção militar ajudaria diante do cenário que temos vivido? 


Entendo que em momentos de desalento desejamos a vinda de um salvador pra nos tirar da agonia em que nos encontramos. Mas essa figura do salvador me incomoda... É como se fôssemos crianças necessitando de um pai para nos dizer o que fazer. 
Tudo bem, quando, particularmente, precisamos nos amparar na sabedoria dos mais velhos, dos mais experientes. Pedir ajuda, opinião, não é ruim. Ninguém nunca sabe tudo. 
Mas quando esse desejo de conseguir um salvador refere-se aos problemas coletivos, da sociedade em que estamos inseridos, na minha opinião, reside um perigo grande aí. 
Por que achamos que é melhor sermos conduzidos, do que arcar com o ônus das nossas escolhas políticas, por exemplo? Por que achamos que uma só pessoa pode conseguir resolver toda essa lama de escândalos e corrupção, que se solidificou em anos de práticas nocivas e que ninguém contestou antes? 

Não sei as respostas para as perguntas que fiz acima. Não. Mas sei apenas de uma coisa: quero poder escolher o meu futuro. Se errar, e erramos muito efetivamente, quero continuar tendo a chance de escolher, escolher um outro caminho.

Você pode discordar de mim. Claro que pode! E essa é a graça de tudo isso. Cada um poder pensar e opinar de acordo com suas convicções. Vamos aproveitar essa oportunidade! Enquanto podemos...

Um comentário:

  1. O problema é que temos uma crise de liderança, em vários níveis da sociedade, daí surgem esses vácuos que pdem ser aproveitados por aventureiros. Mas , de um modo geral, parece que sempre houve no ser humano essa necessidade de apelar para "algo superior" para resolver problemas que são essencialmente humanos,daí surgiram as religiões, etc. Enfim, é a manifestaçao de uma caracteristica, só que mais direcionada, por conta da falência do sistema político.

    ResponderExcluir