quinta-feira, 5 de abril de 2012

Preparativos para o lançamento.

Com o livro pronto, um outro tipo de trabalho começa. Temos que pensar na divulgação, na distribuição e nas vendas. Afinal, livro que não vende, não é lido e se não é lido, perde a sua função, não é mesmo?
Um evento muito importante, que marca o nascimento do livro efetivamente, é o dia do lançamento, isto é, o primeiro dia em que o livro é apresentado ao público.
Normalmente, o público do lançamento envolve, na sua maioria, os amigos do autor, convidados da editora e, se o autor já for conhecido, a presença da mídia é certa. Normalmente, os convites são elaborados com a imagem da capa do livro e devem fornecer os detalhes básicos do evento, como data, hora e local e, caso haja alguma atividade extra, como a contação da história pelo autor, deve ser informado também. Depois de pronto, os convites podem ser distribuídos através do correio eletrônico, ou podem ser impressos e enviados pelo correio. Neste caso optamos pelo correio eletrônico como forma principal de divulgação do evento. Veja como ficou o convite:




Para o lançamento, um outro detalhe importantíssimo é a escolha do local. Ele deve ser de fácil acesso, confortável e adequado para o público ao qual se destina o livro.
No caso do SOL, O GIRASSOL INSATISFEITO, eu optei por um espaço amplo, com uma área coberta, porém arejada, e plano, de forma a facilitar a circulação das crianças (público alvo do livro), das pessoas mais idosas (muitas crianças vão acompanhadas por seus avós, que muitas vezes têm dificuldades para subir escadas) e também pessoas com algum tipo de deficiência física.
O lugar escolhido, que atendia as minhas exigências, foi o Centro de Artes Calouste Gulbenkian, situado na rua Benedito Hipólito, 125, na Cidade Nova. Era perfeito. O espaço conhecido como varanda do Centro de Artes permitiu uma ótima distribuição das nossas atividades para o grande dia. Tínhamos área para tudo: para os autógrafos, para a venda do livro, para os quitutes a serem servidos para os convidados, para a contação de história e para as crianças se espalharem como quisessem, porém com a segurança dos muros, que não permitia que nenhuma delas escapasse do local sem ser vista, o que é muito importante para os zelosos pais.
Enfim, livro pronto, espaço contratado, quitutes encomendados, convites distribuídos, agora era só esperar pelo grande dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário