domingo, 5 de agosto de 2012

Quem é a Fátima Augusta?

Alguns amigos, fãs do meu trabalho, sugeriram que eu elaborasse uma espécie de biografia, para que as pessoas pudessem conhecer um pouco mais a meu respeito e de onde vem o meu encanto pelas letras e pela criação de histórias de um modo geral.
No início, resisti um pouco a essa sugestão. Falar de nós mesmos é muito difícil! Descobrir o lado certo da fronteira, de forma a não cair na pieguice do autoelogio, ou no resumo excessivamente objetivo de fatos importantes sobre a nossa personalidade profissional, é um trabalho árduo!
No meu primeiro livro publicado, CONTOS DE TODOS NÓS, coletânea do trabalho de 20 autores, a editora pediu a cada um que se apresentasse objetivamente em cerca de cinco linhas. Meu Deus, o que devemos falar sobre nós em apenas cinco linhas?!


No meu segundo livro, SOL, O GIRASSOL INSATISFEITO, o espaço para falar a meu respeito foi mais generoso, nem por isso o trabalho ficou mais fácil. 

Compre já!

Bem, vencendo a timidez e encarando de frente os meus amigos leitores, decidi apresentar a vocês a Fátima Augusta.

Desde criança, minha paixão pela arte de contar histórias ficou evidente. Me lembro de criar uma peça de teatro para um trabalho de geometria para contar a história do geômetra Aquiles. Não me lembro como consegui convencer o grupo a embarcar nessa aventura, mas o fato é que fizemos a pesquisa sobre Aquiles e eu fiquei encarregada de transformar a pesquisa em um texto teatral, se é que podemos chamá-lo assim. Deixamos a professora bastante curiosa, quando pedimos a ela para apresentarmos o nosso trabalho em um espaço maior, pois teríamos que montar o cenário. É, gente, teve cenário, figurino, texto para decorar e... Muito mais! O resultado não poderia ser outro: 10 para todo o grupo! O sucesso foi tanto que a professora reuniu outras turmas e fizemos outra apresentação. Para as nossas cabecinhas adolescentes, foi um sucesso incrível!

Segui em frente e me formei em jornalismo, profissão que exerci por 10 anos, até resolver que queria contar minhas próprias histórias. Fui estudar com o escritor José Louzeiro (aquele da postagem anterior Ao Mestre  com carinho) e com ele aprendi como é contar uma história valendo-se das imagens. Fiquei fascinada! Como projeto de fim de curso, escrevi o roteiro INVEJA e continuei trabalhando com Louzeiro. Participei como uma das repórteres da sua equipe, na época em que ele escreveu as biografias da cantora Elza Soares e do chefe da guarda de Getúlio Vargas, Gregório Fortunato. Foi um período muito rico da minha vida profissional. Era como se eu estivesse passeando pela história musical e política do nosso país, conhecendo personagens que já faziam parte dos livros de história. Adorei!

Nessa época também, escrevi meu primeiro conto, UM DIA DIFERENTE, premiado por duas vezes. Uma pela prefeitura de Campos em um concurso nacional e, posteriormente, na Bienal do Rio de Janeiro, em 2009, quando o texto foi selecionado e publicado pela primeira vez na coletânea de contos do livro CONTOS DE TODOS NÓS.

Com a maternidade, o universo infantil invadiu de vez os meus pensamentos e tomou conta da minha imaginação. Durante o período da amamentação, inventei muitas musiquinhas e, na hora de dormir, costumava criar pequenas histórias, até que um dia resolvi contar as aventuras do SOL, o girassol que não queria olhar para o sol. A história encantou o meu filho, João Pedro, na época com quatro anos. Todos os dias ele me pedia para contar novamente a mesma história. Com isso, ela foi ganhando mais e mais detalhes e, certa noite, após ele ter dormido, decidi colocá-la no papel. Foi aí que nasceu meu primeiro texto infantil (para saber maiores detalhes sobre o processo de criação, vejam as postagens do marcador Girassol chamado Sol).

Caros amigos leitores, acho que consegui fazer um resumo da minha vida profissional. Ainda tenho muitas outras coisas para contar, mas isso eu deixo para uma próxima oportunidade.

Até breve!

7 comentários:

  1. O texto ficou bem claro e resumido. O post ficou otimo. Adorei! bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto e do contexto... Rsrsrs... Acho que foi um resumo na medida certa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fátima, o texto ficou muito bom! Parabéns!
    Beijos.
    Nilcemar

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, Fatinha!!!
    Beijos do seu maior fã!!!
    Jfeijo

    ResponderExcluir
  5. Fátima, gostei, mas faltou você falar do seu próximo trabalho. Estamos aguardando ansiosos, rs! Queria muito ver uma obra sua sobre "kodus", não sei se é assim que se escreve, mas seria ótimo conhecer um pouco mais sobre esse mundo!
    Grande abraço.
    WP

    ResponderExcluir
  6. Minha querida irmã, vc sempre foi muito esperta para sua idade. Tenho muito orgulho de vc, seu filho tá indo para o mesmo caminho.Ficou ótimo o texto.
    Nitinha

    ResponderExcluir
  7. Embora difícil falar de si, você obteve êxito, deixando que conhecêssemos um pouco do processo criativo da escritora. Muito bom.

    ResponderExcluir