sexta-feira, 21 de junho de 2013

CRÔNICA DO DIA: INSATISFAÇÃO!

Há meses acompanhamos toda a movimentação do país para se preparar para os grandes eventos internacionais que vai sediar. Sabe quando bate aquela sensação de angústia e impotência? É, acho que esses sentimentos podem definir meu estado de espírito. Sou da geração que nasceu sob a tutela do regime militar, quando ter determinados livros em casa podia ser considerado subversão. Ainda pequena, quando minha mãe trabalhava em uma escola, eu conhecia quase todos do colégio. Em algumas ocasiões, os meus olhos de criança viam alunos diferentes, um pouco mais velhos, procurando pelo segundo ano do segundo grau (atual ensino médio). Eu costumava dizer para minha mãe: "eu não conheço esse aluno". E minha mãe me mandava ficar quietinha. Por que será? 

Pois é, esse tempo ficou para trás. Ou talvez não. Agora vivemos em uma democracia, conquistada aos poucos com a "abertura lenta e gradual" do governo do então presidente Ernesto Geisel (é, acho que foi com ele). Nunca esqueci essa frase. Era como se fôssemos todos crianças, cujos pais vão nos dando um pouco de liberdade em doses homeopáticas. E assim seguimos nossa caminhada. Participamos do comício das Diretas Já, acreditando que eleger um presidente através do voto, e não mais pelo colégio eleitoral, iria mudar os rumos do nosso amado Brasil. Ainda me lembro de, recém saída da adolescência, dizer que devíamos nos preocupar com as eleições dos vereadores e prefeitos. Afinal, precisamos começar mudando a nossa cidade, para depois conseguir mudar um país de proporções continentais como o nosso. Bem, mas isso é um pensamento infantil de quem não entende muito de política, não é mesmo? Um fato curioso, acho que os militares também acreditavam nisso, pois a tal abertura lenta e gradual permitiu, inicialmente, o voto direto apenas para prefeitos e vereadores. 

E assim estávamos de volta à democracia! O primeiro presidente pós ditadura não chegou a governar. Morreu antes. Tivemos que nos contentar com o vice. Homem culto, disseram. Entrou até para a Academia Brasileira de Letras. E assim seguíamos gradualmente construindo nossa democracia. E o povo? Continuava sem escola, sem saúde, sem saneamento, contando tostões para sobreviver. De repente, a sua força foi descoberta. Não por eles, mas por aqueles que seriam os seus eleitos. Um famoso carnavalesco dizia que pobre gosta de luxo. E foi confiando nisso que elegemos um outro presidente culto, poliglota, que prometia acabar com os marajás. Acabou destituído do cargo e, mais uma vez, tivemos que nos contentar com o vice. Aí veio um outro homem culto, elegante, educado, que apesar dos comentários de alguns casos rumorosos como o Proer, Bancos Marka e Fonte Cindam, privatizações, governou por dois mandatos consecutivos. Finalmente, chegou ao poder supremo da nação brasileira o primeiro homem do povo, com pouca instrução, contrariando a afirmação daquele carnavalesco já mencionado. Carismático, popular (alguns dizem que ele é populista. Acho que é porque o seu governo ofereceu muitos programas assistencialistas. Acho que é por isso) e simpático, também governou o país por dois mandatos consecutivos. A diferença para o seu antecessor é que, apesar de um escândalo famoso, o chamado Mensalão, este presidente conseguiu eleger seu sucessor, ou melhor, sua sucessora. Mas e o povo, como está agora? Feliz? Acho que não. Ainda não encontramos aquele ou aqueles que vão, de fato, fazer a diferença. As promessas de outrora, daqueles que diziam que fariam tudo tão diferente, não se concretizaram e o que vimos foi uma farra com o dinheiro público, desde sempre. Apesar de algumas coisas boas... Sim, coisas boas, porque sempre existe um lado bom, esses governos anteriores deixaram aquela sensação de que as coisas não mudaram como imaginávamos que mudariam. Que desalento para os jovens eleitores pós ditadura militar!

Mas agora somos uma nação que está na rota dos eventos internacionais. E, por conta disso, o país todo parece estar em reforma. Não para o seu povo, que trabalha e sua camisa todos os dias. O país está sendo reformado para "inglês ver", isto é, para os estrangeiros, não para o seu povo. E dizem que não podemos fazer feio, temos que receber bem os turistas. Mas e nós? Nós, o povo brasileiro??? Quantos de nós vão poder assistir aos jogos da seleção brasileira ao vivo e a cores? Poucos. Pouquíssimos. Mas isso não importa muito para aqueles que nos governam e que fomos nós mesmos que os colocamos na posição em que estão. Defendem seus interesses e não de quem os elegeu.

No Rio de Janeiro, costumamos ouvir muito falar em "choque de ordem". Fico sempre pensando sobre isso. Presenciamos o descaso com a população no centro do Rio, vítima constante dos inúmeros assaltos na principal avenida da cidade, a Presidente Vargas. Onde está o tal choque de ordem? Juro que não sei do que se trata. Ah, minto, sei sim. O choque de ordem é para o cidadão que paga impostos. Esse, sim, sofre o efeito devastador desse choque, no bolso, na pele e na alma. Em nome da melhoria no trânsito, os cariocas são obrigados a trafegar com seus carros particulares por apenas duas faixas. Quem anda de ônibus dizem que se beneficiou com a medida. Bem, mas essas duas faixas dos carros particulares vivem constantemente engarrafadas e, como disse antes, os assaltos são frequentes na tal avenida, tanto para os transeuntes, quanto para os motoristas parados com os seus carros nos engarrafamentos. Se um desses carros resolve fugir da abordagem dos delinquentes e invade a faixa dos ônibus, ganha uma multa. Bem, temos que decidir para quem entregar nosso escasso patrimônio, conquistado através de muito, muito trabalho mesmo. Os organizadores do tráfego não podem proteger os cidadãos e seus veículos da abordagem criminosa. Foge a alçada deles. Mas eles podem multar os infratores. Bem, mas quem vai proteger este cidadão amedrontado e penalizado? Ah, deve ser o tal choque de ordem. Alguém me diga, quem é este indívíduo, por favor! Ele existe? Ele é municipal ou estadual? Ou será federal?

Ah, e não venham me dizer que os cidadãos que estão nos ônibus estão seguros. Não. Não estão. Eles também são vítimas dos mesmos delinquentes, enquanto os ônibus ficam parados nos pontos para embarque e desembarque de passageiros. O tal do choque de ordem também não consegue protegê-los não. Sabe o que eu acho? Se esse tal choque de ordem existe, é um cara muito mal informado. Porque todos que passam pela Avenida Presidente Vargas já são capazes de identificar os infratores, pois eles já foram mais do que filmados e divulgados. Estão ali todos os dias, certos da impunidade que os protege.

Bem, mas voltemos aos eventos internacionais. Estamos em plena Copa das Confederações, o grande evento de teste para a infraestrutura do nosso país para a Copa do Mundo no ano que vem. Sinto dizer, mas este evento ficou abafado pelas enormes manifestações populares que eclodiram por todo o país. Insatisfação, revolta, indignação tomaram conta do noticiário. Inicialmente ignoradas e até debochadas por certos políticos, as manifestações ganharam força e apoio. Tiveram uma grande vitória: a redução das tarifas de transporte recém aumentadas. Apesar de ninguém saber ainda quem vai pagar essa conta, a empolgação foi geral e o desejo de mais conquistas e mudanças tomou conta do Brasil. Mas, infelizmente, fomos pegos na contramão de uma minoria violenta, que deturpou e mutilou os anseios de uma população cansada de tantos desmandos, corrupção e impunidade. É um momento delicado, que pede cautela. Já vi gente defendendo um novo golpe. Isso me apavorou! Golpe? Será que quem está levantando essa bandeira sabe o que significa, de fato, um golpe? Perderemos tudo o que conquistamos até o momento. O descrédito internacional será enorme e, mais uma vez, os países do primeiro mundo vão olhar para nós como se fôssemos uma republiqueta de bananas. Nada contra o fruto, que é excelente. Mas isso eu não quero! Não quero ninguém me dizendo o que posso ler ou não. Não. Quero continuar elegendo quem me representa e, se errar na primeira, procuro consertar na próxima. Eu QUERO essa responsabilidade!

Vamos parar com a ideia do salvador da pátria, do herói único, sábio, onipresente, onipotente, que nos mostrará o caminho a seguir. Esse homem não existe. O que existe e devemos conquistar são instituições fortes, boa representatividade no congresso, segurança, saúde, educação, dignidade, cidadania, liberdade de escolhas... Democracia! É isso que eu quero, que eu desejo para mim, para a minha família e para todo o povo brasileiro. É, para o meu amado Brasil! Meu país querido, gigante, belo... Meu Brasil!

13 comentários:

  1. Como sempre, um texto explicativo, de fácil entendimento e de um assunto pertinente, principalmente nesse momento histórico que estamos vivenciando. Mas, contudo, li um texto de Immanuel Kant: Esclarecimento, que diz assim: Uma revolução poderá talvez realizar a queda do despotismo pessoal ou da opressão ávida de lucros e domínios, porém nunca produzirá a verdadeira reforma do modo de pensar. Apenas novos preconceitos, assim como os velhos, servirão como cintas para conduzir a grande massa destituída de pensamento. Concluindo, concordo com eles e embora apoie a manifestação, interesses ocultos com certeza estão por trás disso tudo. Abraços Fátima, PARABÉNS pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gislaine! A condução das massas por uma minoria sempre foi uma preocupação. Mas isso se resolve com uma educação de qualidade, que ofereça um pensamento crítico e discernimento. Mas isso só conseguiremos, se vivermos em uma democracia que preze pela liberdade de pensamento e expressão. Para alcançarmos isso, temos que continuar insistindo e lutando com as armas que dispomos: O VOTO. Um forte abraço!

      Excluir
  2. As manifestações mostraram que ainda existe algum sangue nas veias brasileiras. E os vândalos demonstram nossa eterna incapacidade de combater e impedir o avanço do mal. Seu texto ficou excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobra sangue nas veias brasileiras. Basta assistir a uma partida de futebol. O que estamos vendo agora é toda essa energia direcionada para a defesa da cidadania e isso é muito bom. Quanto à ação de alguns elementos mais radicais, torço para que eles continuem sendo a minoria e não comprometam as reivindicações sérias que se façam necessárias.
      Obrigada, Denis, por seu comentário!

      Excluir
  3. Você sabe que eu já fui militante do PT não sou mais o partido cresceu muito ,perdeu sua identidade,mais não podemos deixar passar em branco, que para se conquistar a democracia ,rolou muito sangue,prisões ,e expulsão do país de diversos companheiros, entre os que estavam na luta LULA eDILMA,sabia que eles não seriam os salvadores da pátria,principalmente devido á alianças que tem que ser feitas senão não vai existir governabilidade.Mais para simplificar temos que comparar os governos LULA e DILMA com o periodo F H C as pessoas que tirem suas conclusões ,quanto ao movimento conversando com um amigo cientista politico,nós comentamos nossa preocupação pois não existe uma liderança constituida é apartidário e bom e ruim ,e não existe um foco definido acaba virando uma sopa de letrinhas,outro fato que analizamos é o vandalismo,que na realidade não pode ser tratado de minoria,e sim um braço do movimento,pois se não tivessemos movimento não existiria esse tipo de vandalismo,não que seja contra o movimento muito pelo contrário,só estamos fazendo uma análize devido a nossa experiência nesse campo ,tinha muito mais a falar mais o espaço não permite,tinhamos que focar nos pilares de qualquer sociedade,saúde,educação,segurança,e maior transparência na gestão das verbas, outras pendençiais iriam surgir naturalmente,sabemos também que todo movimento tem um folego até quando não sabemos,seria importantissimo a diminuição de vereadores,dep est,dep fed,senadores,ministérios,e outros cargos públicos, que só oneram a nação,ai o buraco é mais embaixo,a briga é feia mais os cofres da nação agradeceriam,achei lindo a juventude,ir para ruas coisa q já fiz muito até me desiludir quero um BRASIL melhor para futuras gerações e só dessa forma participativa consequiremos.sua crônica como sempre muito objetiva abordando os fatos com claresa.Desculpe se minha abordagem foi longa.

    ResponderExcluir
  4. FÁTIMA AUGUSTA QUEM ESCREVEU COMO ANONIMO SOU EU, CARLOS EDUARDO,POIS NÃO TENHO AS CONTAS DESCRITAS BJS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Carlos Eduardo, eu conversava justamente nestes últimos dias com um amigo sobre a questão das alianças. Uma das vezes que o Lula perdeu as eleições foi justamente devido a falta de alianças, que, infelizmente, se fazem necessárias para se chegar ao poder. Até mesmo para se sair candidato por um partido, você já tem que fazer alianças. Finalmente, quando venceu as eleições, as alianças foram muitas e, hoje, no governo Dilma vemos uma abundância desnecessária de ministérios, que só oneram ainda mais a máquina governamental. Isso acaba prendendo e sufocando ideais de outrora e os sonhos da geração pós ditadura acabam se esvaindo como fumaça. Algumas pessoas defendem a volta de antigos políticos, os mesmos que já estiveram lá e também não corresponderam as nossas expectativas. É preciso, então, sangue novo, mas com plataformas firmes e críveis, não histórias da carochinha. O país não comporta mais isso. Quanto ao movimento atual, é preciso uma reavaliação, uma paradinha estratégica para se definir os novos rumos a serem seguidos para alcançarmos conquistas importantes e necessárias nos setores mais carentes, como a educação e a saúde. Que as novas lideranças que venham a surgir com os novos movimentos sejam éticas e coerentes com o desejo de mudança e a firmeza de propósitos, para que não venham a incorrer nos mesmos erros de antigos líderes estudantis, que se alçaram na política com a fama conquistada nestas lideranças, mas que deixaram esquecidos os ideais da luta estudantil e acabaram se deixando levar pelo fascínio e facilidades do poder. Há uma famosa frase que diz que "se queremos conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, devemos dar-lhe poder". É verdade. Só dessa forma conseguimos testar nossos próprios limites e nossa integridade. Um grande abraço e obrigada por seu comentário.

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente bjs!!!!

    ResponderExcluir
  7. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências. De sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente", afirmou. Essas são as palavras da PRESIDENTA, a partir de hoje ela se reune com lideres do movimento,governadores e prefeitos ,conforme prometeu a nação em rede nacional,não podemos ser tão otimistas que os problemas que afligem a nação serão resolvidos da noite pro dia,mais isso é uma prova que a pressão dos movimentos surtiram efeitos ,é o inicio e precisamos ter perseverança para conquistarmos,nossos objetivo.Outra quebra de braço que o congresso nacional(câmara dos deputados federais e senado federal) promove contra a nação é a colocação em pauta da pec (projeto de emenda constitucional) ,temos que ter atenção pois esse adiamento,é para deixar a poeira abaixar ou seja os movimentos perderem fôlego e mais uma vez eles vão legislar em causa própria,na véspera da votação precisaremos de um movimento ainda maior, com um unico objetivo e mais, com grupos organizados dentro do movimento que coibam a infiltração de vandalos, pois será proibido usar mascaras ou tapar o rosto com camisa ninguém pode portar paus ,pedras,fogos e outros atributos que possam depredar bens públicos,e privados, além de proteger policiais de ferimentos pois são trabalhadores como nós, chamar e dar segurança a mídia mesmo aquelas que colocam o movimento em cheque ,e dar segurança a toda á imprensa pois nosso movimento vai ser pácifico e cara limpa ,todos tem que se unir e ter a dimenção que nossa luta é por uma grande causa, pois após conquistarmos essa vitória os politicos vão pensar duas vezes antes de propor projetos ou emedas que venham prejudicar o povo.

    CARLOS EDUARDO.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto Fafá! "Esse tal de choque de ordem" não tem preço!!! Parabéns por mais um excelente post!!! beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Querida Fátima,
    Também não tenho nenhuma das contas e provavelmente devo aparecer como Anônimo, mas é seu velho amigo Paulo.
    Primeiramente parabéns pelo Blog e pela inciativa de trazer esse tema para reflexão. Confesso que não sou muito afeto a redes sociais ou coisas do gênero em razão da minha falta de tempo - ninguém tem quatro filhos impunimente - mas também por uma questão de costume. No entanto, estou realmente impressionado com a força dessa nova forma de comunicação e expressão. De fato, isso - de alguma geito vai - ou já está - mudando o modo da sociedade como um todo se relacionar. As recentes manifestações que aconteceram e ainda acontecem no mundo árabe e agora no Brasil são indiscutíveis exemplo.
    Fátima, acredito que todos comungamos da sua tristeza e indignação com a demora em ver as coisas avançarem no Brasil. Nós já passamos por diversas fases e momentos conturbados - e assim como você - também vivenciei. No entanto, percebo que a recente demonstração de insatisfação da população - que segundo as pesquisa foram feitas por pessoas com certo grau de instrução e renda- está muito relacionada com a crescente perda da ilusão e da constatação da completa incompetência e da postura pouco ética do governo do pt. Isso porque - a despeito das opiniões em contrário - após receber um país um pouco mais organizado e estruturado - e me refiro à estabilidade da moeda com o plano real contra o qual o pt votou contra, a reorganização do Estado com as primeiras privatizações e criação de agências reguladoras, a instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal e até do criticado PROER, responsável pelo saneamento do sistema bancário que permitiu, por exemplo, que o país passasse sem maiores sustos pela crise financeira que ocorreu durante o governo do ex presidente Lula e de um momento extremamente favorável na economia mundial que permitiu que o novo governo usufruísse de uma condição única durante a qual a economia cresceu e a população pode colher os frutos dessa estabilidade, ficou claro, ou melhor, transbordou o copo da indignação da sociedade com de tanta mentira, tanta incompetência e tanta falta de ética desse partido e dessa gente que tinha tudo a favor para de fato melhorar o Brasil muito além do que aumentar o número de beneficiários do bolsas família. Com todo respeito aos que possam pensar em contrário, mas chega a ser patético a postura adotada pela Presidente da República nesse momento, notadamente quando se percebe as medidas anunciadas e total descompasso com a lógica do razoável. Convocação constituinte, plebiscito etc. Não precisa nada disso! Basta implementar - de fato - uma gestão eficiente, transparente e de acordo com os reais anseios da sociedade, qual seja, ética e honestidade.
    E isso é possível ainda que se saiba que não é possível governar sozinho e que há necessidade de fazer coligações nem sempre desejáveis. A população de certa forma sabe disso, mas não dá mais. Com se diz você pode até "entra na festa", mas não beija na boca. (Sarney, Renan Calheiro, Fernando Collor e C&A). Enfim esse governo no qual a população depositou a sua esperança não fez quase nada de fato efetivo para o país avançar e mesmo quando tenta - adotando práticas e medidas lógicas e eficientes que tanto criticou e atrasou como a privatização ou concessão como gostam de pregar o que no fundo a mesma coisa (estou na sauna Gay, mas não sou Gay, lembra-se disso?) faz tardiamente e maneira ineficiente, haja vista as condições de nossos portos, aeroporto estradas etc. Portanto, essa é em minha opinião sobre da raiz mais profunda dessa insatisfação.
    Fátima você disse uma coisa importantíssima, não existe salvador da pátria. O que precisamos são de instituições fortes, de uma população participativa e de pessoas éticas nos cargos importantes.
    Acredito que à medida que a população vá se instruindo e educando isso ira acontecer.
    Mais uma vez parabéns pelo Blog!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a crônica, Fátima. Define de forma clara e objetiva os anseios da nossa geração. Parabéns também pelo blog! Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da crônica, Fatima! Define de forma clara e objetiva os anseios de nossa geração. Parabéns também pelo blog! Adorei!

    ResponderExcluir