O Rio de Janeiro se prepara para mais uma edição da BIENAL DO LIVRO DO RIO, que a cada ano arrebata mais e mais visitantes. A expectativa é que o Riocentro, local onde acontecerá o evento, receba cerca de 600 mil pessoas durante os 11 dias da feira, que conta com uma área de 55 mil metros quadrados, divididos em três pavilhões, ocupados por 950 expositores.
A Bienal do Rio abre suas portas amanhã, às 13 horas, e vai até o dia 08 de setembro.
Durante a semana, o horário de funcionamento será das 09 às 22 horas e nos fins de semana, das 10 às 22 horas.
A Bienal do Rio abre suas portas amanhã, às 13 horas, e vai até o dia 08 de setembro.
Durante a semana, o horário de funcionamento será das 09 às 22 horas e nos fins de semana, das 10 às 22 horas.
O país homenageado da 16ª edição da Bienal de 2013 será a Alemanha, que promete novos e bons negócios para o mercado literário brasileiro e alemão. Para isso, os organizadores prometem uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias, com o objetivo de intensificar o intercâmbio entre as duas nações, já que o Brasil também será o país homenageado da Feira de Frankfurt, que acontecerá no período de 09 a 13 de outubro de 2013.
Em 30 anos de existência do evento, que começou em 1983 no Hotel Copacabana Palace, com apenas 104 estandes e 86 editoras, a Bienal deste ano apresenta a maior programação cultural e receberá o maior elenco de autores internacionais de todas as edições. O público terá possibilidade de conhecer ficcionistas premiados, autores que figuram na lista dos mais vendidos, como também especialistas em arte, biógrafos, historiadores e roteiristas.
Regina Bilac
Pinto, presidente do SNEL na época, recepciona o então Governador do Rio Leonel
Brizola na abertura da primeira Bienal, em 1983.
|
Ziraldo,
presente na primeira edição da Bienal do Rio, recebe a visita do então
Governador de São Paulo, Franco Montoro, em 1983.
|
Algumas novidades prometem surpreender os visitantes, como o Placar Literário, que pretende intensificar as relações entre a paixão nacional brasileira, o futebol, com a literatura, e o Salão de Negócios, destinado aos profissionais do mercado literário. O espaço contará com a presença de agente literários e profissionais do livro de várias partes do mundo e acontecerá nos primeiros três dias da Bienal.
Uma outra novidade da feira é um espaço dedicado exclusivamente aos jovens, mais precisamente os adolescentes, chamado de Acampamento na Bienal, que permitirá um bate-papo animado dos visitantes com seus ídolos. A ideia é mostrar como a narrativa e a tecnologia caminham juntas, mostrando exemplos de livros que viram filmes, games, sites. Para enriquecer a discussão dessa cultura de convergência, o público contará com a presença do roteirista dos jogos eletrônicos Assassin's Creed, Corey May (EUA), um dos mais populares da atualidade, com mais de 50 milhões de cópias vendidas. O videogame inspirou a série de livros de mesmo nome, que já vendeu mais de 450 mil exemplares.
Corey May, roteirista do jogo Assassin's Creed. |
O público mirim também não foi esquecido. A XVI BIENAL DO LIVRO DO RIO reservou uma área de 500 metros quadrados para os pequenos leitores. Nessa área veremos uma homenagem especial ao escritor e cartunista Ziraldo, que esteve presente em todas as edições do evento. Personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho, Flicts e Pererê, ganharão vida e prometem fazer a alegria da criançada no espaço intitulado de Planeta Ziraldo.
Ziraldo participou de todas as edições da Bienal do Livro. |
Espaços consagrados permanecem na programação
O Café Literário mais uma vez convida o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias. O espaço é um grande sucesso de público e oferecerá 35 sessões de bate-papos com aproximadamente 100 autores, entre eles, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Edney Silvestre, Lya Luft e Laurentino Gomes, entre outros. É um momento inesquecível para os fãs, pois permite um contato mais próximo do leitor com o seu autor preferido. Mas vale lembrar que as senhas são limitadas devido ao espaço e são fornecidas sempre uma hora antes de cada bate-papo.
Laurentino Gomes participará do Café Literário no dia 31, às 15:30h. |
O Mulher & Ponto é um outro espaço que está mais uma vez presente no evento, mas desta vez promete trazer algumas novidades que foram esboçadas nas duas últimas edições da Bienal, como as discussões sobre a nova literatura erótica, qualidade de vida e a arte de envelhecer, entre outros. Este ano também está na pauta a voz feminina na literatura africana e também uma leitura afetiva da obra de Lygia Fagundes Telles, autora que completou 90 anos este ano.
Ainda teremos a oportunidade de conversar com outros nomes badalados no Encontro com Autores e Conexão Jovem, realizados nos auditórios Rachel de Queiroz (Pavilhão Azul) e Mário de Andrade (Pavilhão Verde). Entre as principais atrações, o evento contará com a participação de Nicholas Sparks, autor dos livros Diário de uma paixão e Noites de Tormenta; Thalita Rebouças e Maurício de Sousa lançando juntos o livro Ela Disse, Ele Disse: o namoro; James C. Hunter, autor de O Monge e o Executivo e Sylvia Day, autora de Toda Sua. Nestes espaços as cadeiras são numeradas.
Nicholas Sparks estará presente no espaço Encontro com Autores. |
Thalita Rebouças e Maurício de Sousa. |
Enfim, um evento de grandes proporções e de variadas opções. Vale a pena conferir. Os ingressos custam R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente ou durante o evento, nas bilheterias do Riocentro, que fica na avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca. A meia entrada é garantida para maiores de 60 anos, estudantes do ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular e portadores de necessidades especiais.
Para maiores informações visite o site da Bienal do Livro do Rio.
Não percam!
Fafa adorei seu post. Estarei lá dia 31/08 para conseguir um autógrafo do Nicholas e do queridíssimo Mauricio de Sousa.
ResponderExcluirQue bom que gostou, Naná!!! A Bienal promete. Quem sabe conseguimos nos encontrar lá. Um abração!
ExcluirA BIENAL RIO DO RIO 2013 realmente promete e merece ser visitada. É um evento imperdível! A cidade "maravilhosa" está literalmente "bombando". Todavia, que esta ótima dica nos sirva para consolidar a certeza que a melhoria da nossa nação passa necessariamente pelo incentivo a leitura e a educação.
ResponderExcluir'Embriague-se, embriague-se sem parar, de vinho, de amor e de poesia." Baudelaire.
Excelente Post!
Obrigada, Cosme Luiz! Você tem razão, incentivar a leitura através de eventos como esse, que aproximam os autores dos leitores, é importantíssimo! E o evento está tentando atender aos diferentes públicos e isso é ótimo, pois expande o universo literário. Não deixe de ir. Abraços,
ExcluirCaramba! Depois desta descrição não dá para deixar de ir.
ResponderExcluirVi o burburinho que o Sparks causou e fiquei feliz. Melhor um ídolo pop escritor do que pagodeiro.
Post nota 1.000
Obrigada, Denis! O evento vale a pena. Não deixe de ir. Mas vá com disposição. Tem muita coisa para se ver. Aproveite!
Excluir