quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

DICA: VOCÊ JÁ VISITOU A ALERJ?

Com a crise financeira que assolou o estado do Rio de Janeiro, um lugar se tornou constantemente notícia nos meios de comunicação. Não apenas pela função que lhe cabe, mas também pelas constantes manifestações populares em suas escadarias históricas. 


A ALERJ - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - tem recebido uma atenção especial e não sai da mídia, depois que os seus principais líderes e integrantes foram parar atrás das grades, acusados de envolvimento em esquemas de corrupção. 
Apesar disso, e da casa ser chamada de "casa do povo", nem todos a conhecem ou já visitaram suas dependências.
Diariamente são oferecidas visitas guiadas e gratuitas a quem deseja conhecer o prédio, palco de importantes acontecimentos para a vida do povo do Rio de Janeiro.

Mesa diretora. Ao centro cadeira destinada ao presidente da casa.


Vista do plenário de uma das galerias destinadas ao público.

Plenário



































Guiados por estudantes universitários, que trabalham em turnos de quatro horas, podemos caminhar por suas escadarias de mármore de Carrara, apreciar seu mobiliário antigo em madeira imune aos cupins, visitar as galerias destinadas às pessoas que assistem as sessões, passear pelos corredores, que abrigam exposições temporárias, entre outras atrações interessantes, como a cápsula do tempo. Nela, estudantes da rede pública colocaram, em 2016, seus desejos e impressões de como esperam que esteja o mundo em 2026, quando a cápsula será aberta.

Escadaria em mármore de Carrara





















Cápsula do tempo




























A casa dispõe também de uma biblioteca, aberta ao público em geral, especializada em livros de direito, que também guarda todos os exemplares do Diário Oficial do Estado. Talvez por desconhecimento, a biblioteca, cuja iluminação não é das melhores para um ambiente de leitura, é pouco visitada. Uma pena. O espaço é incrível para quem deseja uns momentos de sossego para uma boa leitura, em meio ao turbilhão e ao burburinho do Centro do Rio.

Biblioteca da ALERJ

Acervo inclui livros de direito e todos os exemplares do Diário Oficial do Estado

























O local vale a visita. Não precisa de agendamento e a entrada é franca.

Cabine de votação, quando o voto era secreto.

Interior da cabine de votação




Relógio francês



Lustre em mármore



Foto de uma das exposições nos corredores da ALERJ mostra a cerimônia de posse de Benedita da Silva, ao centro, primeira mulher a governar o Estado do Rio de Janeiro - abril de 2002 - ladeada à sua esquerda pelo então candidato a presidente, Luís Inácio Lula da Silva, e Marta Suplicy, então prefeita de São Paulo e à sua direita pelo então presidente da ALERJ, deputado Sérgio Cabral, ex-governador do estado do Rio de Janeiro, atualmente preso por corrupção. Ainda na foto, ao lado de Sérgio Cabral, o então presidente do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu, hoje condenado por corrupção.

Que tal? Alguém se habilita?

Um comentário:

  1. Excelente post! Não conhecia o serviço de guia, apesar de já ter conhecido as galerias. Vou fazer o passeio assim que der tempo. Alias, as fotos ficaram ótimas. Pena que o lugar possui a pior frequência possível. Quando eu for, deixarei a carteira em casa!
    Bjs

    ResponderExcluir