domingo, 4 de agosto de 2013

DICA: Como escrever uma boa redação.

Colocar no papel as nossas ideias e os nossos pensamentos nem sempre é uma tarefa fácil. Imagine quando você precisa colocar suas ideias a respeito de um tema escolhido por outra pessoa. Fica mais difícil ainda, não é mesmo? 



Consciente do fato, uma amiga me pediu que desse uma olhada nas redações da sua filha adolescente. Ela estava cursando o último ano do ensino fundamental e estava se preparando para fazer as provas para ingresso no ensino médio. Achei a ideia ótima e a candidata também! 

Ela me enviou, então, a sua primeira redação. Um pequeno teste para ver como estava a sua desenvoltura com as palavras. Ela mesma escolheu o que ia escrever. O tema proposto fez parte de uma das provas do colégio que ela iria tentar o ingresso. Após receber o material, fiz algumas considerações para ajudá-la em seus próximos textos. 
Ela seguiu se dedicando e obteve êxito nas provas. Está cursando o primeiro ano do ensino médio no Colégio Pedro II. Parabéns a ela pela dedicação e empenho!

Bem, diante disso, pensei que, talvez, as dicas que forneci a ela pudessem ajudar a outros candidatos na mesma situação. Sendo assim, decidi fazer uma postagem com as orientações iniciais que forneci a ela. Vou transcrever primeiro as solicitações da banca, depois o texto dela e, por fim, minhas considerações.

REDAÇÃO: Considerando que os padrões culturais de qualquer sociedade são construções sociais marcadas por sua época, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre as relações amorosas no mundo atual. Seu texto deverá:
* Conter obrigatoriamente argumentos que sustentem suas opiniões;
* Ter entre 20 e 25 linhas;
* Apresentar letra legível e não conter rasuras;
* Ter, no mínimo, três parágrafos;
* Estar de acordo com a norma padrão para modalidade escrita;
* Ser em prosa;
* Ter um título

Ela me enviou, então, o seguinte texto, transcrito exatamente como ela escreveu:



A compaixão do amanhecer
A sociedade se rebelou, não vemos mais aqueles sorrisos inocentes. Pessoas não cuidam, não ajudam, não querem saber se os outros se alimentam, se sentem frio.
A compaixão é um sentimento distinto. É difícil encontrar amigos verdadeiros, que querem só o seu bem, colegas sem interesse pelo que você é, ou pelo que você tem, casamentos sem prazo de validade e pessoas fiéis.
Nos dias atuais, não sabemos o que é o amor. Povos sofrem por tragédias decorrentes aos ambientes escassos e sem uma infraestrutura adequada.
Saneamento básico é uma palavra que não conhecemos, pois o Meio ambiente não é bem cuidado, e quando é, não dão o valor necessário.
O Meio ambiente não tem valor, para aqueles que não sabem qual é o verdadeiro objetivo do amor nos dias atuais.

Vamos agora as minhas considerações, na íntegra, enumeradas em tópicos:

* Primeiramente, temos que respeitar/seguir o que está sendo solicitado no enunciado. Neste caso, eles pediram uma redação com 20 a 25 linhas. Você fez com 15 linhas. Isso não é bom, pois pode indicar que você não soube expor suas ideias dentro do espaço que eles propuseram, ou não sabe como abordar o assunto. É sempre bom respeitar o número de linhas pedidas, nem menos, nem mais.

* Eles pedem, no mínimo, três parágrafos. Por quê? Três parágrafos permitem que você apresente o assunto ou o problema em si a ser tratado (no primeiro). No segundo, você expõe os problemas, destrincha melhor o assunto em pauta. E no terceiro, você apresenta a conclusão com a possível solução para a questão.

* A sua redação expõe basicamente a falta de sentimento entre as pessoas, isto é, a falta de solidariedade que existe no mundo. Mas não conclui o assunto, não prevê uma solução, mesmo que sombria, para a questão. Ela fica limitada a apresentar as características da falta de amor entre os seres. O assunto precisa ser melhor tratado. Nós não conseguimos entender exatamente o que você está querendo abordar. Parece apenas um lamento. É preciso elaborar melhor o que você quer enfatizar. Qual é o fato mais importante que você deseja que o leitor se detenha? Pense nisso. Um bom exercício é reescrever a mesma redação, depois do que conversamos. O que acha?

* Na primeira linha você diz: "A sociedade se rebelou..." Se rebelou com o quê? Você não diz.Você segue dizendo que as pessoas não se importam umas com as outras. Mas... E daí? Quais são as implicações dessa falta de interesse entre os seres?

* Na outra frase "saneamento básico é uma palavra que não conhecemos...". Saneamento básico são duas palavras e não apenas uma.

* Esse parágrafo ficou um pouco confuso, pois você diz que não conhece o que é saneamento e a culpa é do descaso com o meio ambiente. Logo depois, você diz que quando o meio ambiente é bem cuidado, "não dão o valor necessário". Mas quando e como ele está sendo bem cuidado? E de que forma não estão dando valor a isso? Quais as ações que você constatou que atestam esse fato que você expôs?

* Você termina dizendo que quem não sabe o objetivo do amor, não dá valor ao meio ambiente. Ficou confuso. Melhor se concentrar nas ações que demonstrem esse descaso. Pode até falar sobre o amor, mas tem que determinar melhor esse tipo de amor.

* O que acha de reescrever essa redação? Eu acho uma ótima ideia! Vou ficar aguardando. É o nosso primeiro exercício. Lembre-se que eles pediram uma redação que fale sobre as relações amorosas no mundo atual. Pense, então, nos seguintes pontos:
- Você vê algum problema nesse tipo de relação atualmente?
- Que diferenças você encontra entre as relações do passado e as atuais?
- Quais os principais problemas? Ou os pontos negativos? Você pode, inclusive, traçar um paralelo entre os pontos negativos do passado e do presente.
- Quais os pontos positivos? Tudo na vida tem dois lados. É bom mostrar os dois. Isso indica que você conhece sobre o que você está escrevendo.
- Na conclusão você pode finalizar com o resultado do que você expôs. Quais foram as implicações das mudanças que você apresentou nos parágrafos anteriores? Como está a sociedade atualmente em função dos elementos que você apresentou. Na conclusão, você pode, inclusive, apontar uma visualização do futuro para esta sociedade no que concerne ao tema relações amorosas. Como você acha que será o futuro desse tipo de relação diante de tudo o que está acontecendo e você expôs.



Bem, essas foram as minhas considerações. Se você, amigo leitor, tiver mais alguma contribuição a fazer para o tema, fique à vontade. Mande a sua dica. Todos só teremos a ganhar e a nossa língua portuguesa ficará ainda mais rica. Obrigada!

18 comentários:

  1. MUITO BOM, AMIGA ! BEIJOCAS DA TEREZA

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Vou te encaminhar meus posts antes de publicá-los. Assim terei 100% de certeza que não ofendi Camões.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Fátima, boa dica !!!

    bj

    Cria

    ResponderExcluir
  4. Me maravilhei ao ver um post que aborda um assunto que aflige tantos estudantes e quando a sua aprovação, seja ela para um novo colégio, emprego ou coisas do tipo, depende concomitante da apresentação de uma boa redação e a responsabilidade de apresentar um ótimo texto dissertativo se torna obrigatória.
    Eu, particularmente, posso dar meu testemunho pessoal a respeito do tema exposto pq usei muito dos conselhos da Dona Fátima Augusta. E posso dizer?? Eles foram de grande valia, Ôh se foram!!!
    No meu caso, as redações que faço são mais técnicas e necessitam, geralmente, de no mínimo 30 linhas que te obriga a fazer 5 parágrafos, com 1 de introdução, 3 de desenvolvimento e 1 de conclusão. Para a realização de um tema técnico se faz necessário ter o máximo de conhecimento da matéria abordada, para que as idéias possam ser concatenadas de forma concisa e clara para o bom entendimento do avaliador.
    Bom, não posso negar que amei ler esse artigo e o resumo da obra é: COMO É BOM TER COM QUEM CONTAR!!! Pois, além da Fátima expor o dom que ela possui as palavras, ela mostra a enorme abertura que tem, em sempre querer ajudar as pessoas. Parabéns e muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Luciene, por suas palavras! Fico, realmente, muito feliz quando consigo ajudar as pessoas a se expressarem. Isso é muito importante para todos. Conhecimento é para ser compartilhado, distribuído, divulgado. Eu, particularmente, adoro aprender, por isso gosto tanto de ler. Aprendemos tanto quando lemos, não é mesmo? E quanto mais lemos, melhor fica a nossa expressão escrita. Mais uma vez obrigada por sua opinião. Espero poder continuar a ajudar no que for preciso, quando eu tiver conhecimento sobre o assunto. Seus comentários foram de grande valia e acrescentaram muito ao tema tratado nesta postagem, pois você abordou a questão dos assuntos mais técnicos, que exigem uma dissertação maior. Muito bom! Valeu! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Boa tarde Fátima. É com imenso prazer que deixo seu blog como favorito, até mesmo para mim que já sou formado em comunicação social, mas que sempre tenho dúvidas quando o assunto é redação. Hoje estou aqui para ajudar meu sobrinho, que tem 11 anos e está no sexto ano e está se preparando para uma prova no colégio Pedro II e está com muitas dificuldades quando o assunto é este: Redação.
    Obrigado pelo carinho e paciência de nos ajudar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você, Leo Pedro, pela confiança! Espero que as dicas apresentadas tenham ajudado ao seu sobrinho. Para a filha da minha amiga acredito que ajudou. Ela fez as provas e hoje estuda no Colégio Pedro II. Isso é bom! Estudar é uma troca de conhecimentos e experiências. Se tiver alguma dica ou sugestão de assunto que deseja ver abordado, fique à vontade para enviar, ok? Mais uma vez obrigada! Um grande abraço.

      Excluir
  6. Boa tarde Fátima. É com imenso prazer que deixo seu blog como favorito, até mesmo para mim que já sou formado em comunicação social, mas que sempre tenho dúvidas quando o assunto é redação. Hoje estou aqui para ajudar meu sobrinho, que tem 11 anos e está no sexto ano e está se preparando para uma prova no colégio Pedro II e está com muitas dificuldades quando o assunto é este: Redação.
    Obrigado pelo carinho e paciência de nos ajudar sempre.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fátima ... Bom eu vou fazer a prova para o Pedro ll .. Estou um pouco confusa sobre redações ... Você poderia me ajuda com mais explicações ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro Anônimo, eu gostaria de ajudá-lo sim. Se puder, me mande suas dúvidas ou os itens que deseja maiores explicações, para que eu possa ajudá-lo, ok? E não se esqueça de se identificar. Pode registrar seus comentários como Anônimo, mas se puder assinar ao final da mensagem, seria bom. Assim, posso chamá-lo pelo nome. Aguardo uma nova comunicação. Um grande abraço!

      Excluir
  8. Então eu fiz a prova para Pedro Segundo ano passado e o tema foi da gente fazer uma redação baseada numa produção de texto só que tipo não com a mesma história os mesmos personagens esses personagens tinham que tem o mesmo nome para o que tem no texto por causa que na Portuguesa só português texto e um desses dois eles pegavam emitir mandavam a gente fazer isso então é aquela que melhor se baseado nesse tema se você puder responder hoje eu agradeço muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo, preciso que você me explique melhor o tema proposto, o que está sendo pedido. Fico no aguardo de maiores detalhes sobre o tema, para que possamos conversar sobre ele, ok?

      Excluir
  9. amiga eu vou fazer a prova do pedro 2 esse ano.preciso de uma ajudinha sua e de algumas dicas de redaçao e portugues.
    Voce pode me ajudar?!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer a prova do Pedro 2 esse ano, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, eu posso mandar por e-mail a minha redação?
    Para a senhora ver se está bom

    ResponderExcluir